Cultura, Santa Maria da Feira

Seniores integram espectáculo no «Imaginarius» – Sta. Maria da Feira

O elenco do espectáculo «A Feliz Idade», que estreia na 10ª edição do Imaginarius (Festival Internacional de Teatro de Rua), conta com interpretações de seniores dos 60 aos 87 anos, anunciou fonte da autarquia.

São essencialmente artistas não profissionais, pertencentes à comunidade de Santa Maria da Feira, que protagonizam o espectáculo que terá como palco os claustros do Museu Convento dos Lóios nos dias 27, 28 e 29 de Maio.

«A Feliz Idade» é o nome de um lar de terceira idade fictício, que esconde a condição de envelhecer numa sociedade que não reconhece o valor de quem já não serve no ciclo produtivo e onde as memórias já não são consideradas fundamentais para o futuro, tornando-se uma forma lenta de suicídio.

«Mergulhámos nas memórias dos participantes para procurar o sentido profundo desta faculdade misteriosa do ser humano e encontrámos nas histórias deles imagens comovedoras e fortes, canções belíssimas e conhecimentos surpreendentes», explicou a encenadora, Anna Stigsgaard.

«O cruzar de todos estes elementos tece um espectáculo que ganha vida exactamente porque as pessoas e processos convergem e se entrelaçam no tempo e no espaço – neste caso, a arquitectura de um edifício que é um museu, que tem uma relação estreita com as memórias», acrescentou.

O projecto de teatro comunitário «A Feliz Idade» está a ser desenvolvido com a comunidade local desde Fevereiro, no âmbito do Imaginarius, que se realiza de 27 a 29 de Maio.

A «Feliz Idade» é também o nome de um lar de terceira idade fictício que faz parte do livro «A máquina de fazer espanhóis», de Valter Hugo Mãe, que serviu de inspiração a uma parte deste espectáculo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *