Óbidos, Sociedade, Tecnologia

Presidente da República visita ABC – apoio de base à criatividade – Óbidos

O Parque Tecnológico de Óbidos foi visitado no passado sábado, 8 de Maio, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. A visita à incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos, o ABC – apoio de base à criatividade, foi realizada no âmbito do 3.º Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras e contou também com a participação da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. 

As empresas que integram o Parque Tecnológico de Óbidos tiveram a oportunidade de apresentar os seus projectos e de mostrar a relevância da criatividade como recurso para a geração de valor. Algumas destas empresas surpreenderam, também, o Presidente da República com ofertas em que a inovação e a criatividade eram preponderantes. Foi o caso da Creativeland, uma empresa instalada num dos lotes do Parque, que irá lançar brevemente o Young Chanel, um canal de televisão informal, destinado aos jovens. A empresa preparou um cone inovador composto por cinco t-shirts criativas personalizadas com os nomes dos cinco netos do Presidente da República, que recebeu ainda o convite especial para participar no “My T-shirt”, uma rubrica do canal que consiste na entrevista a uma personalidade relevante em t-shirt. 

Outras ofertas inovadoras foram também entregues pela Ambisig, uma empresa na área das tecnologias de informação, e pela Várzea da Rainha, um novo projecto na área do print on demand, ambas em fase de instalação em lote do Parque Tecnológico de Óbidos. 

No que diz respeito às empresas instaladas na incubadora, o ABC – apoio de base à criatividade, destacam-se as ofertas dos designers de joalharia Santos Pessoa Criadores, que elaboraram um marcador de livros em prata, com a inscrição de criatividade, e um alfinete de lapela com a imagem de um presépio, que a própria primeira-dama escolheu para integrar a sua colecção que conta já com mais de 300 peças, tendo considerado esta peça a mais inovadora do conjunto; também a LEVO Systems, uma empresa que está a desenvolver um sistema próprio de estruturas modelares para feiras, eventos e espaços decorativos, ofereceu ao Presidente da República a simbólica primeira peça que foi desenhada e concebida internamente e que permitiu todo o desenvolvimento do projecto. 

No final da visita, o Presidente da República destacou o exemplo de Óbidos aos jornalistas que acompanharam a visita. “Tinha sublinhado na Assembleia da República o Porto ou a região do Norte, atendendo às infra-estruturas que já possui e pelo empreendedorismo da região. Mas temos aqui a demonstração, em Óbidos, de como uma cidade mais pequena pode apostar de forma muito forte na criatividade, na inteligência, no conhecimento, tirando partido de forma visível”, declarou Cavaco Silva, no final da visita ao Parque Tecnológico de Óbidos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *