Cantanhede, Cultura

Biblioteca Municipal de Cantanhede promove mais uma edição da oficina “Como se escreve a notícia de jornal?”

É mais uma edição da oficina “Como se escreve a notícia de jornal?”. Em três sessões, que vão decorrer no próximo dia 14 de Maio às 11h00, 12h00 e 15h20, a Biblioteca Municipal de Cantanhede organiza mais uma edição desta iniciativa que se realizou pela primeira vez em Março de 2009 e que se repetiu no mês de Novembro, sempre com assinalável sucesso. O objectivo é proporcionar o encontro entre alunos das escolas do Concelho com profissionais da imprensa local para os familiarizar com a realidade das redacções dos jornais e do meio jornalístico, bem como dar a conhecer algumas características dos diferentes tipos de publicações existentes.

Numa abordagem teórica, os jovens vão apreender conceitos sobre as diferentes fases da construção da notícia até esta chegar ao seu formato definitivo nomeadamente a recolha de informação, confirmação de factos e elaboração do texto jornalístico. A estrutura das redacções, hierarquias e a forma de funcionamento dos jornais, a utilização das novas tecnologias pelos jornalistas e a também a importância social da imprensa escrita na sociedade são outros dos assuntos em análise.

Esta acção pedagógica destina-se a alunos das turmas do 6.º ano da EB 2/3 de Cantanhede e respectivos professores de Língua Portuguesa: a primeira e segunda sessões, respectivamente às 11h00 e às 12h00, serão orientadaa pela jornalista Ana Paula Cardoso, do jornal Aurinegra, enquanto a agendada para as 15h20 estará a cargo de Mirla Rodrigues, do semanário Boa Nova.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *