Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim, Eschborn e Zabbar vão assinar contratos de geminação

Depois de Montgeron (França), a Póvoa de Varzim vai assinar contratos de geminação com Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta), após ter firmado os protocolos de amizade em 1993 e 2001, respectivamente. A cerimónia protocolar ocorrerá no próximo dia 14, em Eschborn, com a presença de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal.
Considerando que os processos de geminação contribuem para unir as populações e são um importante instrumento de desenvolvimento do espírito europeu, de afirmação das populações e da sua cultura, a Póvoa de Varzim procurou sempre estabelecer relações de cooperação envolvendo agentes económicos, sociais e culturais, colaborando, desta forma, para o desenvolvimento da comunidade e para o exercício da cidadania.
É disso exemplo o contrato de geminação com Montgeron, em 1986, e as relações de cooperação, intercâmbio e amizade com Eschborn, em 1993, e com Zabbar, em 2001. Tal empenho valeu, em 1995 e em 2005, a atribuição da mais alta distinção atribuída pela Comissão Europeia, a Estrela D’Ouro das Geminações. 
Ao assinar estes dois novos protocolos de geminação, os intercâmbios com Eschborn, Zabbar e Montgeron permitirão o desenvolvimento de novas iniciativas, tais como a promoção da coesão entre a Europa central e periférica e dos valores da cidadania democrática; a dinamização e ampliação dos processos de intercâmbio intercultural entre instituições escolares e outras; a fomentação da aprendizagem das línguas e da cultura de outros países; o fortalecimento e evolução da geminação existente; a atracção de novos públicos, entre outros.
Recorde-se que, no âmbito da sua relação com estas três cidades, a Póvoa de Varzim tem participado no Encontro Internacional de Jovens, recebe, desde 1995, a Praça dos Pintores, proporciona intercâmbios entre escolas do ensino especial e instituições do ensino básico e secundário, intercâmbios artísticos, intercâmbios entre associações culturais e desportivas, entre outras.
Para saber mais, visite a página das Cidades Geminadas no portal municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *