Cantanhede, Cultura

Exposição de pintura de Souto Moniz na Biblioteca Municipal – Cantanhede

“Corpos em Repouso – breve reflexão sobre o traço e a cor” é o título da exposição de pintura, da autoria de Souto Moniz, que vai estar patente ao público até ao próximo dia 27 de Maio, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Constituída por 14 pinturas executadas em diferentes técnicas, designadamente a óleo, acrílico e mista, a exposição tem como temas centrais o corpo humano e a natureza. 

Souto Moniz

Souto Moniz é o nome artístico e artístico de Sofia Esmeralda Souto Moniz.

Natural de Sá da Bandeira (actual Lubango) em Angola, Souto Moniz desde cedo manifestou interesse pela escrita e pelo desenho, dedicando horas à leitura e a fazer esboços de figuras nos cantos das páginas dos cadernos da Escola Primária.

Estudou até ao 11º ano em Rio Maior, tendo participado nos Jogos Florais desta cidade, nos quais se distinguiu com alguns prémios e menções honrosas em desenho e texto, além de ter realizado algumas exposições individuais e colectivas.

Era aluna da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra quando escreveu “Câmbio”, um curtíssimo conto que foi publicado no caderno DN e cujo desenvolvimento está agora a ser publicado em capítulos no jornal Independente de Cantanhede.

Durante o tempo de estudante universitária foi esboçando também os contornos da “Historiazinha de Trás para a Frente”, livro infantil lançado em 2008, bem como de outros pequenos trabalhos do género, e escreveu poesia, textos ainda por publicar que permanecem na gaveta acompanhados das respectivas gravuras. Foi nessa altura que começou também a pintar em tela, incentivada por uma amiga que lhe ofereceu tela e acrílicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *