Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social inaugura creche em Reguengos de Monsaraz

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, vai estar na terça-feira, dia 11 de Maio, às 11h45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz para a apresentação da candidatura “Inclusão PMR”, e à tarde, pelas 14h30, inaugura uma creche na cidade financiada pelo Programa Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais). A creche pertence à Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e foi edificada em terrenos cedidos pelo Município de Reguengos de Monsaraz, num investimento de 900 mil euros, com financiamento público de 430 mil euros.  

A creche, que se vai designar “Creche e Aparece”, vai criar 24 postos de trabalho e está integrada no Centro Escolar de Reguengos de Monsaraz, que abrange também a Escola Básica do 1º Ciclo e o novo jardim-de-infância, infra-estrutura que se encontra na fase final da sua construção e que será inaugurada em breve. 

A creche poderá receber 66 crianças e é constituída por dois berçários (dos 2 aos 12 meses) para oito bebés cada e inclui salas-parque e quatro salas de actividades: duas para bebés dos 12 aos 24 meses e as restantes duas dos 24 aos 36 meses. Esta infra-estrutura terá ainda serviços de apoio, tais como recepção, gabinete do director, arquivo, enfermaria, ginásio e espaços para pessoal. Também fará parte do imóvel um refeitório equipado com cozinha, economato e recepção de produtos, zona de lixos, depósito de roupas e instalações de pessoal (vestiário, descanso e instalações sanitárias). 

Esta nova resposta social é de grande importância para o concelho de Reguengos de Monsaraz porque responde a necessidades efectivas dos casais jovens na prestação de cuidados personalizados aos filhos e permite responder também à necessidade efectiva de conciliação entre a vida profissional e familiar.  

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social vai estar também na apresentação da candidatura “Inclusão PMR”, elaborada pelo Município de Reguengos de Monsaraz em conjunto com os municípios de Portel e Mourão no âmbito do Plano Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. A candidatura, que foi aprovada como primeira prioridade e à qual foram atribuídos 7.286 euros, vai permitir a organização de workshops nas áreas da higiene pessoal, segurança habitacional, alimentação e gestão do orçamento familiar, divulgação de boas práticas no combate ao isolamento da população idosa, sensibilização para o combate às situações de pobreza e de exclusão social e divulgação da Loja Social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *