Reguengos de Monsaraz, Turismo

Reguengos de Monsaraz promove turismo no Grande Lago Alqueva durante a Exponáutica

O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar entre os dias 13 e 16 de Maio a 9ª Exponáutica – Feira de Actividades Náuticas e Turismo Sustentável. Este evento, que integra cerca de 40 stands expositores, vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade e tem como objectivo a promoção das potencialidades turísticas de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva. 

Nesta edição da Exponáutica vão estar em exposição embarcações de desporto e lazer, Kayakes, equipamentos de comunicação e navegação, piscinas, plataformas flutuantes, caravanas e auto-caravanas, equipamentos e material de jardinagem, material para desporto aventura e artigos de caça e pesca. Durante o certame, várias empresas e instituições ligadas ao sector do turismo vão promover os seus produtos e serviços. 

A cerimónia de inauguração da Exponáutica decorre na quinta-feira, dia 13 de Maio, pelas 19h, com a presença do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, seguindo-se a visita aos stands expositores. O programa integra no fim-de-semana várias competições equestres. O Centro Hípico Municipal vai receber nos dias 15 e 16 de Maio, entre as 9h e as 13h e das 14h às 17h, um Concurso de Dressage Nacional, um Concurso de Dressage Especial e o apuramento para o Campeonato do Mundo de Cavalos Novos. 

Durante a Exponáutica, no sábado pelas 22h, e no domingo às 17h, realizam-se duas jornadas do Campeonato Nacional de Masters de Horseball. Em competição vão estar as equipas do Sporting Clube de Portugal Academia João Cardiga, Horseball Colégio Vasco da Gama, Academia de Horseball, Horseball Quinta do Vimeiro, Horseball Clube de Campo e Horseball Quinta de Santo António. 
 

O fim-de-semana será também preenchido no Campo de Voo de Campinho com demonstrações de paramotor e de ultraleve. No sábado, pelas 11h45 e 17h30 haverá demonstração de performance de paramotor, às 12h30 acontece uma apresentação de aeromodelismo (repete no domingo às 11h30) e às 14h decorre uma mostra de desempenho do Cri-Cri (repete no domingo às 10h45), o mais pequeno bimotor do mundo. Às 15h, no Grande Lago Alqueva, junto ao Parque de Merendas de Campinho, os apreciadores poderão ver a amaragem do Seamax. 

O programa da Exponáutica engloba no sábado, a partir das 16h, a inauguração oficial de infra-estruturas de tratamento de águas residuais (PITAR) do concelho, nomeadamente nas freguesias de Campinho, Campo, Corval e Monsaraz.  

Um concerto de música de câmara inicia-se às 17h no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. A actuar vão estar a Classe de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Corvalense e a Classe de Trompetes e Trombones do Conservatório Regional do Alto Alentejo. 

No âmbito da Exponáutica, o Município de Reguengos de Monsaraz vai proporcionar passeios de barco para quem desejar conhecer o Grande Lago Alqueva. No sábado, a partir das 17h15, o barco “Guadiana” realiza o percurso Campinho – Monsaraz – Campinho, e no domingo, pelas 18h30, o trajecto será Monsaraz – Campinho – Monsaraz. As inscrições são gratuitas e poderão ser efectuadas no Posto de Turismo Municipal, nas juntas de freguesia e no secretariado da Exponáutica. 

Durante a Exponáutica haverá actividades permanentes. No Parque de Feiras e Exposições vai estar um parque radical onde se poderá praticar rapel e escalada e no Campo de Voo de Campinho vão realizar-se baptismos de voo em paramotor e ultraleve, assim como existirá um parque radical, bicicletas e jogos tradicionais. 

A Exponáutica, que decorre no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, vai estar aberta ao público na quinta-feira entre as 19h e as 23h30, na sexta-feira e no sábado das 10h às 23h30, e no domingo entre as 10h e as 20h. No fim-de-semana decorrerá também a feira tradicional de Maio que integra uma exposição de veículos e máquinas agrícolas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *