Amadora, Sociedade

Amadora na vanguarda da reabilitação urbana

Transformar a Avenida Santos Mattos, uma das principais artérias do centro da cidade da Amadora, num verdadeiro centro comercial a céu aberto, é o grande objectivo do projecto de reabilitação urbana apresentado ontem, 6 de Maio, aos comerciantes e residentes daquela zona.

Trata-se de um projecto inovador e pioneiro já que a Câmara Municipal da Amadora apresenta uma intervenção em três frentes: espaço público, comércio e habitação.  

Na sequência da intervenção já realizada pela autarquia na Avenida Santos Mattos/Av. Gago Coutinho, onde se criou um novo conceito de circulação com a eliminação dos passeios clássicos e a colocação de um único pavimento com cor, novo mobiliário urbano e iluminação pública, a Câmara Municipal propõe-se agora recuperar e beneficiar o edificado privado, bem como promover algumas melhorias no pisos térreos (estabelecimentos comerciais), criando uma imagem uniforme e apelativa de toda aquela área. 

A intervenção vai incidir em nove edifícios da avenida que, em tempos, foi uma das principais ruas comerciais da cidade. Com este investimento a Câmara Municipal pretende dar o exemplo de como é possível requalificar o centro da cidade, produzindo um efeito disseminador noutras zonas comerciais. Uma solução simples, moderna e eficaz que pode ser facilmente reproduzida noutras ruas da Amadora.    

O projecto prevê  a uniformização das fachadas dos edifícios privados através da aplicação de ripados de madeira e estores nos pisos de habitação, uniformizando a imagem a avenida.  

Ao nível comercial, serão retirados os toldos e será colocada uma pala comum e alinhada, bem iluminada e uniformizada ao nível das cores. No início da Avenida Santos Mattos, visível da Avenida Elias Garcia, será colocado um elemento icónico com a indicação das lojas “marcas” presentes.    

Na apresentação do projecto aos moradores e comerciantes estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Raposo, a vereadora responsável pela Área da Recuperação do Parque Habitacional Privado, Rita Madeira, o presidente da Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora (ACECOA), João Antunes, a presidente da Junta de Freguesia da Venteira, Carla Andrade Neves, e a representante da Direcção Geral de Actividades Económicas, a arquitecta Clotilde Cavaco.  

Com uma localização privilegiada, a Avenida Santos Mattos vai assim assumir uma imagem forte, integrada, confortável e contemporânea, reforçando assim o seu cariz comercial e contribuindo para a revitalização do centro da Amadora.  

A intervenção, orçada em meio milhão e meio de euros, estará concluída até final do Verão de 2011.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *