Matosinhos, Sociedade

Matosinhos comemora o Dia de Europa

De 6 a 9 de Maio, Matosinhos veste-se com as cores da Europa. As Comemorações do Dia da Europa na cidade vão decorrer sob o tema “Venha descobrir o que a Europa Social faz por si”, numa organização conjunta do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, da Câmara Municipal de Matosinhos e a da Coordenação Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Durante este período decorrerá no Jardim Basílio Teles um evento subordinado à temática da Europa Social, centrado numa grande tenda inspirada e ilustrada por imagens de circo, no âmbito do qual diversos organismos e programas europeus – 23 no total – apresentarão as suas acções no domínio educativo e social.
Em Matosinhos a eficácia da intervenção social só é possível com a articulação de todos os agentes locais. O Observatório Social de Matosinhos tem vindo a permitir multiplicar os resultados da intervenção de cada um daqueles que contribui para a construção de uma comunidade em que cada pessoa tenha condições para se integrar e se realizar em plenitude. “Em Matosinhos disponibilizamos aos cidadãos os mais variados instrumentos para os ajudar na obtenção do emprego ou para adquirir novas competências” afirma o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
As actividades no interior da tenda funcionarão das 10h00 às 19h00 nos dias 7 e 8 de Maio, e das 10h00 às 18h00 no dia 9 de Maio. À noite estão previstas sessões de cinema europeu ao ar livre (Jardim Basílio Teles) e um concerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos. As iniciativas decorrerão entre o chapiteau, criado no interior da tenda, o espaço envolvente e os Paços do Concelho.
O programa prevê animações circenses durante os três dias, assim como apresentações artísticas de escolas de diversos pontos do país, apresentações de projectos europeus nas áreas artísticas e de inclusão social, desporto, debates e outras iniciativas.
Chamamos particular atenção para a originalidade de algumas das iniciativas que vão decorrer no chapiteau criado no interior da tenda: sessão de Tai-Chi com 550 idosos, actuação do Grupo de crianças e jovens dos Bairros da Biquinha e Cruz de Pau e do Grupo de Folclore da APPACDM com crianças deficientes, actuação dos ‘Som de Rua’, um grupo de coro dos sem abrigo do serviço educativo da Casa da Música e uma peça de teatro pela Associação Surdos.
Está igualmente prevista a presença da Embaixadora da UE para o Combate à Pobreza – a anglo portuguesa Tasha de Vasconcelos que no dia 7 de Maio visitará a Casa do Caminho e a Obra do Padre Grilo na presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
A abertura oficial, que contará com a presença do Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, da Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, dos do presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, do Presidente do Instituto da Segurança Social e dos responsáveis das instituições europeias em Portugal
O encerramento será assinalado com um momento único, a plantação de uma oliveira com 60 anos – a mesma idade da Declaração Schuman – e uma caixa do tempo com 1000 mensagens das escolas e instituições de Matosinhos sobre “Que Europa vamos ter daqui a 20 anos?”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *