Cultura, Montijo

“Pintores/Professores da Sociedade Nacional de Belas-Artes” – Montijo

De 7 de Maio a 25 de Julho, estará patente na Galeria Municipal de Montijo uma exposição de cinco artistas: Gonçalo Ruivo, Jaime Silva, Mário Rita, Odete Silva e Paiva Raposo, professores do Curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA). A inauguração será dia 7 de Maio, às 18h00.

   A cerimónia incluirá a assinatura de um protocolo entre a Câmara e a SNBA com o objectivo de estreitar as relações de cooperação entre as duas entidades, para possibilitar que o Montijo receba mais exposições realizadas no âmbito das actividades da SNBA e que possam ser apresentadas exposições produzidas pela Galeria Municipal de Montijo nos espaços da SNBA.

   Esta exposição, de carácter itinerante, transitou das Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel para a nova Galeria da SNBA e, agora, vai estar patente na Galeria Municipal de Montijo.

   De acordo com Maria Gabriel, pintora e membro do Conselho Técnico da SNBA, no texto introdutório do catálogo da exposição, os trabalhos de Gonçalo Ruivo procuram “a irradiação da luz através dos pigmentos, por meio de ligeiras variações monocromáticas, que nos sugerem os caminhos traçados por Mark Rothko, explorando intensidade e sobreposição da cor. Aí, encontramos uma evocação mágica da pintura, transformando-a em ilusão de emanação espiritual de sombras e silêncios”.

   Os desenhos a carvão e a pintura de Jaime Silva centram-se na “na plasticidade do corpo humano, cuja ocupação no espaço do papel ou da tela traduz uma comunicação actual e já não uma aprendizagem academizante dos modelos, reflectindo, desta maneira, o labor e o esforço de apreensão do real e, também, alguma dramatização e teatralidade”.

   Nas palavras de Maria Gabriel, os trabalhos expostos de Mário Rita são “despojados de quaisquer elementos de figuração humana”, acrescentando que o pintor “organiza planos na procura de elementos formais, baseados em soluções mais abstractizantes, cuja cor nos transmite uma pintura sensível e dinâmica”.

   Odete Silva traz “obras de intensa reverberação da cor pela utilização e sobreposição de cores opostas, cuja superfície da tela atinge, nestes trabalhos, o esplendor do táctil e do lírico”.

   Para finalizar, Paiva Raposo apresenta “trabalhos em técnica mista sobre papel, traduzindo um caminho de procura informalista e de sensibilidade matérica”.

   Estes artistas apresentam, assim, ao público do Montijo, uma selecção criteriosa das suas obras, conscientes da responsabilidade que lhes cabe enquanto professores do Curso de Pintura da SNBA.

   Pode visitar a exposição “Pintores/Professores da SNBA” de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e ao sábado das 15h00 às 19h00.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo

3 comentários

  1. Parabens a todos os Professores da SNBA. pelo excelente trabalho que teêm realizado como prf.s e agora estarem a expor os seu trabalhos, principalmente o Prf, Jaime Silva e o Prf. Goncalos.os quais foram meus professores.

    Um abraço para eles. e estima que tenlho pela Sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *