Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António recebe I Festival Gastronómico do Atum

Vila Real de Santo António irá receber, de 5 a 9 de Maio, o I Festival Gastronómico do Atum, um evento onde todos os visitantes poderão degustar diversos petiscos confeccionados com atum.
 
Organizado pela Confraria do Atum, e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, esta iniciativa realizar-se-á no Centro Cultural António Aleixo, com o intuito de promover a gastronomia local, sendo dado particular destaque ao atum enquanto iguaria típica deste concelho algarvio.
 
A grande atracção do evento será a confecção de uma estupeta gigante, à semelhança da que foi feita no ano passado. Este ano, de acordo com Luís Camarada, presidente da Confraria do Atum, a organização pretende bater o recorde conseguido com a primeira estupeta: no ano passado foram confeccionados 750 quilos de estupeta e este ano pretende-se chegar aos 850 quilos.
 
Para além dos diversos petiscos, o programa inclui ainda um jantar de degustação, uma prova de vinhos, animação musical e uma noite de fados. Os visitantes terão ainda a possibilidade de assistir ao ronqueio do atum, que consiste na arte de cortar o atum, separando as diversas partes.
 
O I Festival Gastronómico do Atum, cuja entrada tem o custo de 1 euro, decorrerá todos os dias até à meia-noite, abrindo as portas às 17h00 nos três primeiros dias (de quarta a sexta-feira), e às 11h00 no sábado e no domingo.
 
Para além do apoio da autarquia vila-realense, a Confraria do Atum conta com a colaboração da Associação de Desenvolvimento de Baixa (ADB-VRSA) e da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António na organização deste Festival Gastronómico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *