Ansião, Tecnologia

Projecto com origem em Ansião

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Rui Rocha, apresentou no passado dia 29 de Abril, no Auditório da Microsoft, no Tagus Park em Oeiras, uma solução tecnologicamente inovadora no sentido da simplificação e aproximação entre o cidadão e os responsáveis autárquicos ou outros.

Uma solução que mereceu o interesse de cerca de uma centena de pessoas, representantes de entidades tão diversas como a Autoridade Nacional para a Protecção Civil, a TMN ou a Motorola.

O software em causa, desenvolvido em parceria entre a empresa Ifthen e o Município de Ansião, com base em software Microsoft, depende apenas da existência de um vulgar telemóvel com tecnologia Windows mobile. A partir daí, basta tirar-se a fotografia de uma situação menos correcta para que o respectivo serviço municipal seja imediatamente alertado com uma mensagem, por via da referenciação geográfica da fotografia.

Um semáforo com mau funcionamento, um contentor de lixo demasiado cheio ou uma sarjeta entupida, entre outros imensos exemplos, podem assim ser automaticamente sinalizados, cabendo ao Município a sua célere resolução. Por outro lado, em situações cuja responsabilidade seja de outras pessoas ou entidades, a fotografia tirada no momento do alerta serve como auxílio à função fiscalizadora do Município, que fica desde logo na posse da localização exacta do problema detectado e pode desde logo verificar a ocorrência.

Uma solução em que o Município de Ansião se apresenta como parceiro do projecto-piloto mas que promete, a breve trecho, ser adoptada por uma largo número de autarquias e outras entidades, para quem o rigor e celeridade da detecção de anomalias é uma passo fundamental para a sua rápida resolução. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *