Sociedade, Vizela

Autarquia sensibilizou para a poupança de energia – Vizela

 No âmbito do projecto CIARE, a Câmara Municipal de Vizela promoveu, no dia 28 de Abril, um workshop com o objectivo de sensibilizar a população para a diminuição dos consumos de energia.
O projecto CIARE – Centro de Informação e Apoio Regional de Eficiência Energética é promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e pela AMAVE, que se propõe criar um centro de informação de proximidade para a eficiência energética no sector residencial.
A abrir a sessão, o Presidente da Autarquia destacou o objectivo desta iniciativa: “Queremos aumentar a consciencialização e o nível de conhecimento dos consumidores para que possamos começar a fazer escolhas mais acertadas e eficientes. Queremos estar na linha da frente no que concerne à poupança da nossa energia.”
O Edil falou para os mais jovens presentes na sala: “Está nas mãos dos mais novos o alerta para o conjunto de boas práticas com vista à utilização eficiente da energia eléctrica no dia-a-dia. Está, por isso, também nas vossas mãos, a propagação da mensagem pela comunidade. Vamos todos contribuir para um futuro melhor. A nossa consciencialização de hoje será o futuro de amanhã.
Um dos oradores neste workshop foi o Eng.º António Quintão, da Associação de Municípios do Vale do Ave, que falou sobre a temática da sustentabilidade ambiental e energética.
Tiago Vale, do CIARE, técnico responsável pelo projecto CIARE, fez uma apresentação do projecto a desvendou algumas dicas importantes para poupar energia no dia-a-dia.
 
Projecto CIARE
Sendo as escolhas efectuadas pelos consumidores finais determinantes para os investimentos na área da energia, o projecto CIARE serve de instrumento para despertar a consciência e facultar informação aos consumidores de forma a promover a eficiência energética no sector doméstico.
O projecto, centralizado numa infra-estrutura dinâmica, tem alocado uma série de acções e actividades dirigidas para diferentes públicos que são promovidas pelo próprio Centro e que vão de encontro às necessidades de cada cidadão. Associado ao Centro está um posto de informação itinerante que pretende atingir a população directamente no terreno.
O projecto CIARE tem como principais objectivos:
1. Facultar aos consumidores, em geral, e às famílias, em particular, a informação e apoio necessários sobre as tecnologias e os sistemas que existem e que podem ser utilizados nos lares;
2. Sensibilizar para a utilização racional da energia eléctrica;
3. Promover as boas práticas ao nível do consumo de energia;
4. Prestar apoio ao cidadão, ajudando-o na interpretação das facturas de energia e fornecendo-lhe esclarecimentos para implementação de medidas preventivas;
5. Sensibilizar os jovens para as questões do ambiente e em especial da energia, explicando os comportamentos adequados, bem como as soluções tecnológicas com vista à poupança de energia e à protecção do ambiente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *