Arouca, Sociedade

Manuel Valério recebe medalha de mérito municipal a 2 de Maio – Arouca

Pelo trabalho desenvolvido, desde há cerca de duas décadas, com esforços intensos e profícuos no estudo, preservação e divulgação dos achados fósseis (trilobites) da louseira de Canelas, a Câmara Municipal de Arouca deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a Manuel Valério Soares de Figueiredo. A cerimónia de entrega decorre no próximo dia 2 de Maio, feriado municipal, no Salão Nobre da autarquia, a partir das 15:00.
 
Manuel Valério é natural de Canelas, sendo o 12º de treze filhos, oriundo de uma família simples. Desde 1990 que se dedica à exploração da sua pedreira, através da empresa «Ardósias Valério & Figueiredo, Lda». Para além da exploração comercial da pedreira, a descoberta de fósseis de trilobites moveu-o para o estudo, preservação e divulgação destes achados. A sua curiosidade leva-o a aconselhar-se com paleontólogos de renome internacional, que o alertam para o carácter único dos achados, e o empresário lança-se, mais tarde, na fundação do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, cujo número de visitantes não pára de aumentar.
 
Manuel Valério e o CIGC receberam vários prémios de reconhecimento, destacando-se o prémio de Mérito Turístico da «Rota da Luz», por ser considerado um exemplo de boas práticas, e a distinção do Rotary Clube de Arouca. Agora, a Câmara Municipal de Arouca confere-lhe o mais elevado grau de reconhecimento municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *