Sociedade

EXPOCOSMÉTICA duplica visitação internacional

Os números do EXPOCOSMÉTICA – Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo voltam a registar mais um recorde. No total das 42 mil visitas registadas, a edição 2010 duplicou a visitação estrangeira, com perto de mil profissionais internacionais a visitarem o certame (878), sendo que Espanha lidera o ranking, seguido de França, Itália e Alemanha. «São resultados que certificam o sucesso de uma feira que tem vindo a afirmar-se e a crescer, o que nos dá ainda mais alento para o próximo projecto: a internacionalização do certame em Junho, com a realização da 1.ª edição do EXPOCOSMÉTICA Angola», adianta Joana Vila Pouca, directora do certame.

E em ano de celebração, o salão contou com o apoio de um dos rostos mais bonitos de Portugal, a apresentadora televisiva Liliana Campos. A madrinha do EXPOCOSMÉTICA mostrou-se surpreendida com o dinamismo e a mobilização da feira, referindo que «não fazia a ideia que a EXPOCOSMÉTICA movimenta tantas pessoas, sobretudo tantas mulheres. Fiquei maravilhada».

Também os negócios e os contactos correram de feição para grande parte dos expositores presentes. Na área da estética, o Grupo SLYou, que acompanha a feira desde a primeira edição, fez um balanço «extremamente positivo, com mais 32% no total das vendas», referiu Ana Marinho, directora de Marketing, realçando a enorme procura que tiveram com o StetikXpress (franchising low-cost) e as plataformas vibratórias.

Uma opinião secundada pela Remife, no segmento do cabelo, expressa por Emílio Ferreira, um dos responsáveis, referindo que em «termos de afluência foi um sucesso e houve uma melhoria, com mais profissionais e menos público». Uma das novidades que mais chamou a atenção no stand desta empresa foi a rampa de lavagem com massagem.

Mais de 20 anos de experiência em formação profissional levam Lucília Silva, directora do grupo Visage, a atestar que «a participação na feira foi melhor do que estava à espera, dada a situação económica do País», sendo que a qualidade «excedeu, sem dúvida, as expectativas». Para a Diamantino Viegas foi a «melhor feira de sempre», tendo ainda sido «um sucesso» para a LCN e a RP Moda que obteve «muito bons resultados».

Beleza em debate de especialistas

 “A volta ao mundo em beleza” – tema do Fórum que reuniu à mesma mesa, Liliana Campos, apresentadora, Fernando Póvoas, médico nutricionista, Francisco Campos, cirurgião plástico, Vera Deus, ex-manequim e actual produtora de moda e Alcino Lima, cabeleireiro, sob a moderação de Manuel Serrão – trilhou “caminhos” que passaram por temas como a “ditadura da beleza” e como as mulheres estão prisioneiras dela. Fernando Póvoas classifica de «paranóia colectiva» este culto da beleza e o exagero em torno do querer alcançar a perfeição, uma vez que «antigamente gordura era sinal de formosura, hoje é doença». Alcino Lima realçou que “a beleza está sempre presente. A mulher precisa é que lhe levantem a auto-estima”.

A conclusão foi unânime, o mais importante é o bem-estar interior. Homens e mulheres têm que se sentir bem e deixar de hiper-valorizar a imagem. Liliana Campos disse mesmo que “ não basta uma cara bonita. Atitude, simpatia e educação fazem toda a diferença». Já Vera Deus acrescentou a «cultura, o País e o que se usa». E num mundo tão complexo e global há limites no que diz respeito à beleza? Eis uma das várias interpelações de Manuel Serrão que prontamente conheceu a resposta de Francisco Campos: «É óbvio. Todos os pedidos insensatos que entram no consultório».

O Fórum foi um dos eventos que se destacou, a par do já afamado Show Oficial da EXPOCOSMÉTICA e de todas as manifestações, agendadas ou espontâneas, com as quais as empresas costumam brindar os visitantes do maior Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo que, em Junho, ruma a Angola para uma estreia num dos mercados emergentes mais promissores do Globo.

Sweet Line You (SLY) vence Prémio 3E

A Sweet Line You (SLY) venceu o Prémio 3E de arquitectura e design, com o stand que apresentou na 15ª. edição da  EXPOCOSMÉTICA. O troféu foi entregue a Ana Marinho, directora de Marketing, numa breve cerimónia que decorreu no próprio stand premiado, no último dia de feira. O projecto é da autoria do arquitecto Nuno Filipe Ferreira Sobral.       

Recorde-se que a iniciativa da EXPONOR, em colaboração com a Ordem dos Arquitectos e a Associação Portuguesa de Designers, distingue o melhor stand de cada feira organizada pela EXPONOR pela inovação, pela coerência programática e funcional e pela atractividade e capacidade de comunicação. A próxima feira a atribuir o Prémio 3E será a CERANOR, em Setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *