Évora, Sociedade

Obras na fonte da Praça do Giraldo estão concluídas – Évora

As obras de recuperação e restauro da fonte da Praça do Giraldo estão terminadas e a Câmara Municipal de Évora vai dar início às obras na fonte da Porta de Moura. A recuperação das duas fontes henriquinas faz parte de um projecto de conservação e de intervenções profundas, que têm como objectivo eliminar o risco de degradação destes monumentos e que terão um custo de cerca de 117 mil euros

A fonte foi intervencionada ao nível da estabilização e limpeza da pedra e dos elementos metálicos e inibição da acção dos agentes biológicos, assim como renovação dos sistemas hidráulicos, incluindo a eliminação das rupturas de água.

Os trabalhos incluíram também a renovação da iluminação cénica decorativa e a instalação de sistemas de recirculação de água, o que implica que a água que corre na fonte não é potável e está contra-indicada para consumo ou para qualquer outro efeito.

A intervenção na fonte da Praça do Giraldo durou 3 meses e implicou a cobertura do monumento, que é mais um dos símbolos da cidade e que volta agora a estar visível aos habitantes e turistas. As obras que se iniciam este mês na Fonte das Portas de Moura decorrerão até Julho, e implicam o mesmo género de intervenção.

Resta salientar que as fontes henriquinas da Praça do Giraldo e da Porta de Moura são as mais importantes do centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial pela UNESCO, sendo ambas também elas classificadas Monumento Nacional. Edificadas no século XVI e integradas no sistema de abastecimento à cidade do Aqueduto da Água de Prata, estas fontes testemunham a evolução do gosto e do estilo arquitectónico na época, considerada a Idade de Ouro de Évora (Séculos XV-XVI), e a transição formal do classicismo renascentista para o barroco.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *