Sociedade, Vagos

Campanha nacional de prevenção das dores nas costas em Vagos

A Universidade Sénior de Vagos vai receber, hoje, dia 29 de Abril, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dores nas costas. A palestra vai decorrer nas instalações da instituição, no Centro Social e Administrativo da Zona Industrial de Vagos.
 
Segundo o Dr. Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas e orador desta sessão, “esta iniciativa tem como objectivos sensibilizar a população em geral para as dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.”
Um estudo recente elaborado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada indicou que 7 em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. Entre as principais doenças associadas às dores nas costas destacam-se as referências às hérnias discais (33,6 por cento), aos bicos de papagaio (19,4 por cento) e às escolioses (14,8 por cento). No entanto quase metade dos portugueses (41,7 por cento) admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.
“É preocupante saber que os portugueses não têm conhecimento que as suas dores fortes e persistentes podem ser um sintoma grave de alguma doença ou problema, e que por isso podem não estar à procura de resposta ou tratamento para esse problema”, comenta o Dr. Paulo Pereira.A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia. Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *