Cantanhede, Desporto

Associações desportivas do Concelho receberam primeira tranche dos subsídios camarários

As associações desportivas do Concelho de Cantanhede receberam ontem (27 de Abril) a primeira tranche correspondente a 50% da verba global de 155.406 euros destinada aos subsídios concedidos pela Câmara Municipal para financiar a actividade das colectividades em 2010. Os respectivos montantes foram calculados, pela primeira vez, ao abrigo do que está definido no Programa Municipal de Apoio ao Associativismo Desportivo (PROMAAD), documento que veio substituir os procedimentos que anteriormente estavam a ser seguidos, dando novo enquadramento, nos termos da legislação em vigor, ao regime de apoios definidos pela autarquia para prossecução das políticas que estão a ser seguidas neste domínio.

Os subsídios foram entregues aos representantes das associações no decurso de uma sessão que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Moura, da Vice-Presidente da Câmara, Helena Teodósio, do Vereador do Desporto, José António Pinheiro, e do Vereador da Educação e Cultura, Pedro Cardoso.

Na ocasião, o líder do executivo camarário sublinhou o facto de «a autarquia ter disponibilizado para apoio às associações desportivas um total 155.406 euros, montante muito apreciável que, aliado à aplicação das novas normas e critérios, se traduz num aumento efectivo do valor que cada colectividade recebe pela celebração do correspondente Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo».

A este respeito, João Moura sublinhou que, “apesar da conjuntura desfavorável, entendemos que faz todo o sentido continuar a apoiar devidamente os agentes desportivos, de modo a que estes possam intensificar a sua actividade. E faz todo o sentido porque lhes reconhecemos um papel insubstituível no fomento da prática desportiva e uma função social da maior importância, mas também porque consideramos que temos a obrigação de criar condições para que tirem o melhor proveito do investimento que o Município de Cantanhede tem vindo a fazer na qualificação da rede de equipamentos desportivos».

Para o Presidente da Câmara, «com este apoio estamos a promover o desenvolvimento do desporto nas vertentes de lazer, formação e rendimento, mas também a incentivar e estimular o associativismo, a quem devemos o essencial da dinamização da prática desportiva junto dos jovens, um factor que nos dias que correm é determinante para a sua integração social».

Lembrando que a atribuição dos subsídios passou a ser regida pelo PROMAAD, o Vereador do Desporto, José António Pinheiro considera que «os princípios que dão enquadramento ao documento garantem total transparência, isenção, equilíbrio e equidade na distribuição da verba global pelas associações desportivas do Concelho, além de que permite acautelar aspectos tão importantes como a responsabilização das entidades beneficiárias e a sustentabilidade dos projectos e actividades que se propõem promover».

Por outro lado, adianta José António Pinheiro, «para além do Apoio ao Desenvolvimento da Actividade Física Regular, o PROMAAD passa a regular também, com critérios bem definidos, aspectos que anteriormente não o eram, designadamente os apoios para a Organização de Eventos e Projectos Pontuais, Obras de Beneficiação/Requalificação e Apetrechamento de Instalações Desportivas, Aquisição de Veículos Para Transporte de Praticantes e Formação de Técnicos e Dirigentes Desportivos, entre outros».

Segundo o Vereador do Desporto, «tal como se refere no documento, o PROMAAD pretende qualificar e normalizar o relacionamento do Município de Cantanhede com os agentes desportivos locais, racionalizando os recursos disponíveis e clarificando publicamente as suas normas, critérios e procedimentos».

A segunda tranche correspondente aos restantes 50% dos subsídios atribuídos às associações desportivas será entregue no próximo mês de Setembro.

Constituição do Conselho Municipal do Desporto

na agenda da próxima Assembleia Municipal

Conforme foi anunciado na sessão de entrega dos subsídios a associações desportivas, a Assembleia Municipal de Cantanhede vai deliberar na próxima sexta-feira, dia 30 de Abril, sobre a constituição do Conselho Municipal do Desporto, entretanto já aprovado pelo executivo camarário na sua reunião de 26 de Março último.

O novo órgão de natureza consultiva do Município de Cantanhede integrado na área da competência do Pelouro do Desporto e Tempos Livres tem como objectivos gerais “promover o desporto no Município em diferentes áreas e vertentes, promover a participação das diversas entidades agentes e parceiras desportivas locais na análise da política desportiva local e nacional, aumentar a participação activa da comunidade local em todo o processo desportivo concelhio e acompanhar a evolução da política desportiva municipal”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *