Cantanhede, Sociedade

Banco de Recursos – Colmeiamobiliza comunidade para angariação de alimentos – Cantanhede

Até à próxima sexta-feira, dia 30 de Abril, estão abertas as inscrições para participar na II Campanha de Angariação de Alimentos do Banco de Recursos Colmeia, que decorrerá junto das grandes superfícies comerciais da Cidade de Cantanhede, tendo em vista o apoio às famílias beneficiárias desta resposta social promovida pelo Município de Cantanhede, esta acção de voluntariado social irá decorrer nos dias 8 e 9 de Maio, no âmbito da VII Semana da Solidariedade do Concelho de Cantanhede, com o objectivo de mobilizar os munícipes a ajudarem os agregados familiares em situação de fragilidade económica a minimizarem as crescentes dificuldades da actual conjuntura económica.

Uma vez que o Banco de Recursos – Colmeia não dispõe habitualmente desse género de bens, a campanha visa a constituição de uma reserva de alimentos não perecíveis que permita satisfazer os pedidos de cidadãos e famílias socialmente vulneráveis que ultimamente têm vindo a solicitar apoio. A iniciativa envolve a participação de elementos do Banco de Voluntariado de Cantanhede, do Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede, e de movimentos sociais civis, encontrando-se também aberta à participação de voluntários e da comunidade em geral que, para o efeito, se devem inscrever através do e-mail voluntariado@cm-cantanhede.pt ou dos números de telefone 231410123 e 231410100.

De acordo com o Vereador do Pelouro da Acção Social e Solidariedade, Pedro Cardoso, “esta recolha de alimentos para além de ser um gesto de partilha e solidariedade para quem dá, é também para os que participarão na logística, pela gratuidade do seu envolvimento, um gesto altruísta digno de registo”. Pretende-se que cada voluntário, de acordo com a sua disponibilidade de horário, dedique, pelo menos, três horas a esta acção de solidariedade social, no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, entre as 10h00 e as 22h00.

O Banco de Recursos – Colmeia constitui uma resposta social inovadora e solidária implementada pelo Município de Cantanhede em 6 de Janeiro de 2007. Esta resposta social funciona como complemento da intervenção social da autarquia, visando a erradicação da pobreza e da exclusão social, através da cooperação entre entidades e cidadãos activos no desenvolvimento de uma verdadeira cadeia de solidariedade que tem ajudado a diluir alguns dos problemas sociais existentes no Concelho.

Desde a sua abertura, o Banco de Recursos – Colmeia registou já a saída de 220 000 bens (vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos, brinquedos, material didáctico e outros artigos), solidariamente disponibilizados pela comunidade, dos quais mais de 90.000 foram entregues directamente a cerca de 1 000 pessoas, tendo os restantes sido entregues a instituições que fizeram chegar a famílias e pessoas carenciadas.

A dinamização do Banco de Recursos está, desde o seu início, a cargo de uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede, supervisionada pelo Município, e a sua acção tem contribuído fortemente para o bem-estar da população mais fragilizada do Concelho de Cantanhede 

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE ALIMENTOS

8 e 9 de Maio Junto das Superfícies Comerciais Intermarché e Modelo 

Sábado (dia 8): 10h00 – 22h00 

Domingo (dia 9): 10h00 – 22h00 

Inscrições (até  30 de Abril)

voluntariado@cm-cantanhede.pt

Telef: 231 410123

Telef: 231 410100

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *