Sociedade, Vizela

Workshop sensibiliza para a diminuição dos consumos de energia – Vizela

 No âmbito do projecto CIARE, a Câmara Municipal de Vizela vai promover um workshop, na próxima quarta-feira, 28 de Abril, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, pelas 15h00.
Este workshop pretende sensibilizar a população do Vale do Ave para a necessidade efectiva de diminuir os consumos de energia no dia-a-dia.
O projecto CIARE visa a criação de um Centro de Informação para promover a eficiência no consumo de energia eléctrica junto dos munícipes.
Sendo as escolhas efectuadas pelos consumidores finais determinantes para os investimentos na área da energia, este projecto serve de instrumento para despertar a consciência e facultar informação aos consumidores de forma a promover a eficiência energética no sector doméstico.
O projecto, centralizado numa infra-estrutura dinâmica, tem alocado uma série de acções e actividades dirigidas para diferentes públicos que são promovidas pelo próprio Centro e que vão de encontro às necessidades de cada cidadão. Associado ao Centro está um posto de informação itinerante que pretende atingir a população directamente no terreno.
O projecto CIARE tem como principais objectivos:
1. Facultar aos consumidores, em geral, e às famílias, em particular, a informação e apoio necessários sobre as tecnologias e os sistemas que existem e que podem ser utilizados nos lares;
2. Sensibilizar para a utilização racional da energia eléctrica;
3. Promover as boas práticas ao nível do consumo de energia;
4. Prestar apoio ao cidadão, ajudando-o na interpretação das facturas de energia e fornecendo-lhe esclarecimentos para implementação de medidas preventivas;
5. Sensibilizar os jovens para as questões do ambiente e em especial da energia, explicando os comportamentos adequados, bem como as soluções tecnológicas com vista à poupança de energia e à protecção do ambiente.
 
Concurso “30 Famílias a Poupar”
 
O projecto CIARE está, neste momento, a promover o concurso “30 Famílias a Poupar” dirigido aos munícipes dos diferentes Municípios que integram a AMAVE.
Este concurso pressupõe a caracterização, acompanhamento e monitorização de 30 famílias no Vale do Ave, sendo estas seleccionadas com base na apresentação da sua candidatura para o efeito.
Com esta acção pretende-se saber exactamente qual a tipologia dos consumos eléctricos domésticos, bem como demonstrar como é possível adequar os hábitos de consumo destas famílias para um consumo mais eficiente de energia eléctrica.
À família, das seleccionadas, que apresentar uma maior redução nos consumos de energia eléctrica será atribuído um prémio em equipamento eficiente no valor máximo de 500€.
Mais informações em http://www.ciare.vard2015.pt/.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *