Educação, Évora

Chef Luís Baena esteve na EB1 da Horta das Figueiras – Évora

Num ambiente de muito bom humor e profissionalismo, o prestigiado chef de cozinha Luis Baena veio esta semana à EB1 da Horta das Figueiras, a convite da Câmara Municipal de Évora, estimular os alunos a fazer uma melhor alimentação e conseguiu que estes ficassem deliciados com a sua lição de mestre.  

Durante uma hora que soube a pouco aos alunos, o chef Luís Baena falou-lhes da importância de comer alimentos saudáveis e mostrou-lhes os segredos do azoto líquido aliado à culinária, num ambiente onde os sorrisos e o fascínio emergiam a cada instante, nomeadamente quando chegava o momento “mágico” de comer pipocas e deitar “fumo” pelo nariz. Mas, se as pipocas condiziam bem com o azoto, já a salsa acabada de colher, ao ser mergulhada no azoto líquido, de um instante para o outro ficava em pedacinhos secos. 

Através de exemplos como estes, gerados num convívio descontraído, o chef falou de várias questões importantes e respondeu às diversas perguntas formuladas pelos alunos, sempre estimulando-os a escolher alimentos saudáveis e a fazer refeições equilibradas. No final da sessão, as crianças agradeceram ao chef cantando uma canção para ele e fizeram questão de o saudar pessoalmente antes de este voltar para Lisboa.  

Recorde-se que esta iniciativa insere-se no PESA (Projecto Educativo de Saúde Alimentar), dinamizado pela Câmara Municipal de Évora em parceria com as escolas, mais concretamente na actividade “O chef vem à escola”, cuja principal finalidade é ensinar e incentivar os alunos a fazerem uma alimentação saudável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *