Cultura, Guimarães

“Poesia na rua” – Guimarães

 No dia 09 de Maio de 1950 dá-se o nascimento da Europa Comunitária. A Declaração de 09 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet e lida por Robert Schuman, na altura Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, constitui as bases fundamentais do que é hoje a União Europeia. O dia 09 de Maio constitui, assim, um marco na construção Europeia que, a par do hino, da bandeira e da moeda única, identifica e celebra a identidade política da União Europeia. 

A celebração desta efeméride constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e povos entre si, ao mesmo tempo que contribui para o aprofundamento do conhecimento da diversidade e riqueza da Cultura Europeia. 

O Município de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão, propõe-se evocar o dia 09 de Maio, através da iniciativa “POESIA NA RUA”, com actividades diversas, a desenvolver no espaço público. 

– Sarau de Poesia, no dia 09 de Maio, 17h30 no Largo da Oliveira (Arcadas). Poesia dita pelo actor e encenador, António Durães. 

– “Árvores Poéticas”, a construir com poemas elaborados pelos alunos das Escolas Secundárias, a colocar no espaço público. 

– Exposição de Poesia Europeia em diferentes espaços públicos (Muralha de D. Afonso Henriques, muppies, fachada da Biblioteca Municipal Raul Brandão, TUG, Estádio D. Afonso Henriques, etc.). 

– Exposição de Poesia Europeia a colocar nas Escolas Secundárias. 

– Colecção de Postais com registos fotográficos e poesia dos 27 países da União Europeia. 

A iniciativa a ter início no dia 09 de Maio de 2010, propõe-se celebrar a Europa através da poesia, convocando todos os cidadãos a participar nas diferentes actividades previstas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *