Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Executivo acompanha construção do Centro Educativo do Cávado – Póvoa de Lanhoso

Entra em funcionamento no próximo ano lectivo o segundo Centro Educativo do concelho da Póvoa de Lanhoso. O Executivo Municipal, liderado pelo Presidente de Câmara, Manuel Baptista, visitou recentemente as obras de construção daquele equipamento, para verificar, no terreno, o andamento dos trabalhos.
 
O Centro Educativo do Cávado, como irá chamar-se, está a ser construído em Monsul e vai acolher as crianças das 10 freguesias do Baixo Concelho: Geraz, Ferreiros, Covelas, Águas Santas, Monsul, São João de Rei, Moure, Ajude, Verim e Friande. A capacidade máxima é de 240 alunos do 1º ciclo de ensino e de 100 do pré-escolar.
 
No mesmo perímetro, será construído um pavilhão gimnodesportivo, com o custo estimado de 500 mil euros, para servir não apenas a Escola (durante o dia), mas também toda a população e associações (à noite e aos fins de semana), pelo que vem responder a um antigo anseio da comunidade local.
 
A obra do Centro Educativo foi adjudicada por cerca de um milhão e 700 mil euros, valor a que acresce todo o equipamento, material didáctico, informático e outro, bem como os custos com a construção do Pavilhão. A comparticipação através de fundos comunitários é de 70 por cento.
 
“Esta é uma obra importante para o Baixo Concelho, resolve grande parte dos problemas ao nível da Educação, porque traz mais qualidade de ensino e de aprendizagem, e ao nível da prática de Desporto, essencialmente, porque as populações necessitavam de um equipamento daqueles”, refere o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista. O autarca sublinha ainda: “Estamos a fazer um grande esforço financeiro a pensar nas freguesias do Baixo Concelho e estamos a investir onde é mais preciso”. 
 
O Centro Educativo do Cávado, proporcionando as melhores condições de ensino e de aprendizagem aos mais jovens do Concelho, entrará em funcionamento no próximo ano lectivo (2010-2011). O espaço terá oito 8 salas destinadas ao primeiro ciclo de ensino e quatro para o ensino pré-escolar. Disporá ainda de sala de TIC, biblioteca, refeitório, cozinha, área de serviços e atendimento aos pais e polivalente do Jardim de Infância (para o prolongamento de horário).
 
 
A política educativa da Autarquia da Póvoa de Lanhoso tem sido orientada no sentido de tornar a rede escolar do Município capaz de satisfazer as necessidades de todas as crianças do Concelho, proporcionando-lhes o máximo de qualidade de aprendizagem e conforto. Num território em desenvolvimento, onde a população jovem representa cerca de 50 por cento do total da população residente, a Educação assume-se como uma prioridade estratégica, pelo que a Autarquia pretende cumprir todos os projectos previstos na Carta Educativa Municipal, homologada a 29 de Maio de 2007.
 
O Centro Educativo António Lopes, na Vila, foi o primeiro a sair do papel, iniciando funcionamento a 15 de Setembro de 2009; o Centro Educativo do Cávado será o segundo a abrir, estudando-se já a construção do terceiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *