Sociedade

Comemorações do Centenário da morte de Rocha Peixoto aproximam-se do final – P. Varzim

No domingo, 2 de Maio, chega ao fim o programa comemorativo do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto com a inauguração da estátua de Rocha Peixoto, a apresentação do Tomo de Actas do Colóquio “Rocha Peixoto no Centenário da sua morte” e os volumes 43 e 44 de Póvoa de Varzim Boletim Cultural. As iniciativas têm início às 10h30, com a inauguração da estátua da autoria do escultor Hélder de Carvalho que estará implantada junto à Biblioteca Municipal, na Rua Padre Afonso Soares.
Na Biblioteca Municipal, terá lugar a apresentação do Tomo de Actas do Colóquio “Rocha Peixoto no Centenário da sua morte” realizado a 8 e 9 de Maio de 2009, reunindo mais de duas dezenas de especialistas abrangendo as variadas áreas a que se dedicou o ilustre poveiro: arqueologia, antropologia e etnografia, arte e museus, ciências naturais e bibliotecas e património.
A cerimónia contará ainda com o lançamento dos volumes 43 e 44 de Póvoa de Varzim Boletim Cultural, inteiramente dedicados a Rocha Peixoto. Sob a direcção de Maria da Conceição Nogueira, os números agora apresentados têm o contributo de especialistas nas várias áreas científicas estudadas por Rocha Peixoto, assim como textos evocativos de vários autores.
Recorde-se que as Comemorações do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto tiveram início a 26 de Março de 2009, com José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e João Francisco Marques, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, que apresentaram a Comissão de Honra das Comemorações, o programa geral e ainda o sítio oficial que disponibiliza a bibliografia activa, bibliografia passiva e documentos do espólio de Rocha Peixoto, doados pelo próprio à Biblioteca Municipal. Esses documentos passam a integrar a Biblioteca Digital Rocha Peixoto. Desde então, município e entidades associadas desenvolveram variadas iniciativas como exposições, sessões pedagógicas, lançamentos de livros, entre outros, com o objectivo de evocar Rocha Peixoto, destacando os principais aspectos da sua vida e obra.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *