Amadora, Cultura

“Anatomias” – Amadora

No âmbito das comemorações do 36.º aniversário do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove, no próximo dia 26 de Abril, ateliês de promoção da leitura, dirigidos ao público pré-adolescente. 

A cargo da Associação Artística Andante, “Anatomias”, define-se da seguinte forma: 

“Um ateliê encenado ou um espectáculo participado?

Dois detectives procuram descobrir o criminoso que tem roubado e adulterado as palavras dos livros. Fazem-no perante uma turma de alunos do 5.º ou 6.º ano, contando com a sua participação para acelerar a descoberta.

Para que esta procura surta algum efeito, os alunos terão que… ler. Assim mesmo: leitura. Em silêncio e em voz alta, recriando as situações e personagens propostas ou fazendo jogos simples que ajudam a criar competências leitoras.

Procurámos os livros “classificados” para esta faixa etária (quem será que os classificou assim?) ou outros que por serem fora deste formato nunca são propostos: de Manuel António Pina a António Gedeão, de Herman Melville a Jacques Prévert, de Antoine de Saint-Exupéry a João Pedro Mésseder e outros… e ainda outros.

E quem é este criminoso? Quem lucraria com o desaparecimento de palavras, com a corrupção das frases, da língua? E que teríamos nós a perder com isso?” 
 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Av. Conde Castro Guimarães – Reboleira (em frente à Academia Militar)

Telefone: 21 436 90 54

Fax: 21 494 87 77

E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt

www.cm-amadora.pt/bibliotecas

Horário de funcionamento:

Segunda-feira e sábado, das 10.00h às 18.00h

Terça a Sexta-feira, das 10.00h às 19.00h

Encerra ao domingo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *