Sociedade, Vila Viçosa

Os alunos da Universidade Sénior de Vila Viçosa voltaram a reunir-se no Cine-Teatro

Os alunos da Universidade Sénior de Vila Viçosa voltaram a reunir-se no Cine-Teatro Florbela Espanca para analisar os benefícios da actividade física na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.

Um dos grandes problemas da sociedade moderna assenta no aumento do sedentarismo que, somado com o número relativamente reduzido de pessoas que praticam exercício físico com regularidade, origina problemas de saúde que interferem, de uma forma marcante, no dia-a-dia dos seniores.

Subordinado ao tema “Os benefícios da actividade física na saúde”, este colóquio, conduzido pelos professores José Alberto Parraça e José Carmelo Adsuar pretendeu motivar os seniores para a prática regular de exercício físico.

A redução do risco de doença cardiovascular, a prevenção da hipertensão arterial, o controlo das funções metabólicas e a baixa incidência da diabetes tipo 2, a diminuição do risco de incidência de alguns tipos de cancro, entre outras, foram algumas das questões abordadas.

Para cada um destes problemas de saúde foram apresentadas as vantagens que o exercício físico, aliado a uma alimentação equilibrada e saudável, promove no quotidiano.

Por fim, José Carmelo Adsuar, da Universidade da Estremadura, apresentou o programa “El ejercicio te cuida” (“O exercício cuida-te”), uma iniciativa promovida pela Junta de Estremadura.

Este projecto, desenhado a pensar nos seniores, foi desenvolvido com o objectivo de prevenir e tratar alterações ligeiras de saúde, como por exemplo a hipertensão arterial, a obesidade, a ansiedade e depressão.

O sucesso desta iniciativa, pioneira a nível internacional, reflecte-se nos resultados positivos que o programa apresenta, bem como no elevado envolvimento da população sénior.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Vila Viçosa está empenhada em promover este programa no concelho, assumindo assim a liderança de um projecto que visa oferecer a toda a população sénior a possibilidade de desenvolver hábitos de vida saudáveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *