Desporto, Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis recebe congresso nacional de técnicos de natação

A cidade de Oliveira de Azeméis recebe, a 1 e 2 de Maio, o XXXIII Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN).
Centenas de técnicos e especialistas nacionais e estrangeiros vão debater questões relacionadas com o treino, ensino, gestão e fitness aquático, os temas da reunião técnico-científica.
«Este é um congresso importante porque será uma oportunidade para os técnicos de natação poderem melhorar as suas aptidões e estarem mais bem informados para os desafios diários que têm pela frente», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, entidade parceira na organização do evento com a empresa municipal GEDAZ – Gestão de Equipamentos Desportivos de Azeméis.
A reunião da APTN em Oliveira de Azeméis integra a estratégia do município em acolher acções e eventos desportivos.
«Esta é uma reunião relevante numa área onde nós temos, agora, mais responsabilidades em resultado da nova piscina municipal que o concelho passou a usufruir e do esforço que temos feito na promoção da natação e de outras actividades aquáticas que se realizam no novo equipamento», disse Hermínio Loureiro.
«É, também, uma boa oportunidade para os congressistas ficarem a conhecer o município, a sua gastronomia, o património e os espaços de lazer como o parque de La Salette e o Parque Temático Molinológico», adianta.
«Espero, por um lado, que os participantes na reunião aumentem os seus conhecimentos na área da natação mas, por outro, não deixem de conhecer as potencialidades que o município oferece sempre que alguém o visita pela primeira vez», sublinha.
O congresso da APTN, a decorrer no cine-teatro Caracas, visa a reflexão, partilha e aprendizagem de conhecimentos na área da natação através da realização de conferências e oficinas de formação.
«Procurámos oferecer um conjunto diversificado de temáticas e abordagens porque queremos ir ao encontro das expectativas de um grande número de congressistas», explicam os organizadores do evento.
O encontro de Oliveira de Azeméis terá a presença da Associação Espanhola de Técnicos de Natação (AETN) e servirá ainda para a realização do II Encontro Nacional de Gestores de Piscinas e Coordenadores de Escolas de Natação.
Os trabalhos do congresso dividem-se por cinco salas onde serão proferidas comunicações livres mas também intervenções sobre salvamento aquático desportivo, alimentação e nutrição para nadadores e requisitos pedagógicos de uma escola de natação de qualidade.
É possível ainda ouvir especialistas falarem sobre primeiros socorros, estratégias e técnicas para prevenir a desistência e aumentar a participação, regulamentação técnico-sanitária de piscinas públicas, técnicas básicas de pólo aquático no ensino da natação e gestão e manutenção de complexos de piscinas.
A APTN foi criada em Setembro de 1977 com o objectivo de representar os técnicos de natação e contribuir para o desenvolvimento da natação portuguesa através da produção e divulgação de conhecimento e da melhoria de competências.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *