Palmela, Sociedade

Fernando Pó recebe 15ª Mostra de Vinhos das Freguesias de Marateca e Poceirão – Palmela

Entre 7 e 9 de Maio, a localidade de Fernando Pó, concelho de Palmela, recebe a realização da 15ª Mostra de Vinhos das Freguesias de Marateca e Poceirão, numa organização conjunta da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia de Marateca.
Os vinhos produzidos nestas duas freguesias do concelho, de qualidade reconhecida e detentores de vários prémios nacionais e internacionais, são o principal motivo de interesse do certame, que reunirá três dezenas de produtores com vinhos a concurso, num total de 31 tintos e 18 brancos. Os dez melhores vinhos serão revelados no dia 9, às 20 horas, num concurso onde a escolha é da responsabilidade do público.
Além da mostra e do concurso, restritos às freguesias de Marateca e Poceirão, a riqueza da produção vitivinícola da região poderá ser apreciada na 4ª Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, a decorrer em simultâneo, com 17 pavilhões de exposição e venda. 
O programa da mostra, com entrada livre, integra, também, um programa de animação, com bailes, a actuação de ranchos folclóricos e outros momentos musicais, gastronomia e um colóquio que convida os participantes a debater o futuro do certame.
 
Destaque, ainda, durante o dia de domingo, para a presença do Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas e para o Director Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, e para a visita de um grupo de confrades de Confrarias Gastronómicas de todo o país, a convite da Confraria Gastronómica de Palmela.
 
Criada em 1996 pela Câmara Municipal de Palmela, a Mostra de Vinhos impulsionou a criação de marcas e a entrada no mercado de vinho engarrafado por produtores de Marateca e Poceirão que, tradicionalmente, produziam para outras empresas ou vendiam a granel. A grande evolução registada na última década apresenta-nos, hoje, uma região dinâmica, com vinhos de grande qualidade. De realçar o surgimento generalizado de uma nova geração de enólogos e gestores locais que começam, hoje, a tomar as rédeas, quer das casas agrícolas de família, quer de um largo conjunto de novas empresas aqui sedeadas.
           
 
Programa
7 de Maio
20h00  Inauguração oficial
            Actuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura
21h00  Abertura da Mostra ao público
22h00  Baile
 
8 de Maio
10h30  Colóquio “Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, que Futuro?”
11h00  Abertura dos pavilhões ao público
16h00  Actuação do Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha
18h00  Animação
22h00  Actuação do grupo de música popular portuguesa “Os Alcorrazes”
23h00  Baile
 
9 de Maio
11h00  Abertura dos pavilhões ao público
16h00  Actuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
17h00  Matiné
20h00  Divulgação dos dez melhores vinhos. Entrega de diplomas.
21h00 Baile

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *