Educação, Póvoa de Lanhoso

Conselho Municipal de Educação inteirado sobre andamento dos Centros Educativos – Póvoa de Lanhoso

O ponto de situação sobre os Centros Educativos na Póvoa de Lanhoso foi um dos pontos em agenda no Conselho Municipal da Educação (CME), realizado na tarde do dia 15 de Abril, na Casa da Botica, na Vila Povoense. A reunião, dirigida pela Senhora Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca, reuniu diversos elementos em representação dos vários membros que compõem o Conselho Municipal da Educação. Da ordem de trabalhos constou ainda o ponto de situação do processo de transferência de competências para a autarquia, no âmbito da Educação, e a Programação da Semana da Educação – edição 2010.
  
Centros Educativos.
No que se refere ao ponto de situação sobre os Centros Educativos, a Senhora Vereadora da Educação informou relativamente ao Centro Educativo do Cávado, que está em fase de construção, devendo abrir no próximo ano lectivo. No final da reunião, realizou-se mesmo uma visita à obra.
 Em sede de Conselho Municipal da Educação, foi referido que se estava a trabalhar na elaboração de um pré-projecto arquitectónico do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, terceiro Centro Educativo a construir no Concelho. O referido pré-projecto foi apresentado pela autora do mesmo, para recolha do parecer e principalmente de sugestões de melhoria ao mesmo, por parte do CME, tendo sido ressalvado o facto de o mesmo só se poder  concretizar se se verificar um conjunto de requisitos, ou seja, se vier a ser implementado naquele espaço, estando esse terreno sujeito ao parecer de terceiros para desafectação do mesmo por várias entidades.
Transferência de competências.
No que diz respeito ao processo de transferência de competências para a autarquia, no âmbito da Educação, a Senhora Vereadora informou que o contrato de execução ainda não foi assinado pela autarquia devido a razões que se prendem com o processo negocial, sendo que a insuficiência de recursos humanos e a necessidade de intervenção nas infra-estruturas nas EB 2,3 têm atrasado o processo.
 Semana da Educação.
 Durante a reunião, foram solicitadas sugestões para a elaboração da Programação da Semana da Educação – edição 2010 – tendo sido recolhidos vários contributos. Aquela Semana irá realizar-se de 24 a 29 de Maio, sendo que irá culminar com uma Mostra Pedagógica Novas Oportunidades – Uma Rede de Projectos, na EB2/3 de Taíde, nos dias 28 e 29, onde estarão representadas todas as escolas públicas e profissionais, os Centros Novas Oportunidades e as Autarquias dos Concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
O CME finalizou com a abordagem de outros assuntos de interesse, nomeadamente a implementação da Educação Sexual em todos os níveis de ensino, nas escolas. Ainda neste ponto, foram apresentadas as conclusões do Fórum de Educação/Formação e Emprego, realizado no âmbito da Agenda 21 Local, tendo os membros do CME sido convidados a sugerir acções para sua implementação tendo em conta o resultado do mesmo.
De salientar que o CME  é um órgão que tem sido um parceiro privilegiado para definição das políticas locais de Educação e para as quais muito tem contribuído.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *