Sociedade

Já começou a obra do percurso de ligação ao Convento – Tomar

A obra do percurso de acesso ao Convento através da Mata dos Sete Montes foi consignada ao consórcio VEDAP – Espaços Verdes, Silvicultura e Vedações, SA / Aquino Construções, SA a 19 de Abril, tendo começado nesse mesmo dia. Tem um prazo de execução de 120 dias e um custo de 184.541,15 €, mais IVA, apoiado em 75% pelo QREN através do PIVUT – Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar.
Esta intervenção consiste na repavimentação de um percurso existente, entre a entrada da Mata e a Torre da Condessa. Será mantido o traçado, apenas com alguns ajustes pontuais. O objectivo é que o percurso se enquadre o mais possível no ambiente natural, embora apostando na sua valorização com a criação de áreas de estadia e descanso.
Para permitir o acesso generalizado a este percurso, nomeadamente para invisuais, foi proposta a colocação de um corrimão-guia, com uma corda de nylon, fixa a postes de madeira.
Procurou-se harmonizar o mobiliário urbano com o espaço existente. As papeleiras, placards informativos, bancos e mesas serão em madeira tratada. Ao longo de todo o traçado, será instalada uma rede de iluminação e sinalização do percurso.
Em simultâneo, será instalada uma rede de saneamento para drenagem dos esgotos domésticos do Convento de Cristo, com ligação ao colector existente na Praça do Infante D. Henrique. Os trabalhos incluem, por imposição do IGESPAR, sondagens arqueológicas nos locais onde serão executadas caixas da rede de saneamento.
Serão ainda demolidas e executadas novas instalações sanitárias no local das existentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *