Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“A Póvoa de Lanhoso e a sua Herança”

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso integra o conjunto de parceiros da Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso no âmbito do Projecto “A Póvoa de Lanhoso e a sua Herança”, que tem a duração de cinco anos.
Em 2010, o tema escolhido é “Património Artístico e Etnográfico”, pretendendo-se divulgar os usos, costumes, tradições e as obras de referência que marcam o nosso concelho.
 Entre 15 de Março e 31 de Julho do presente ano, decorrerá a divulgação e promoção das 20 Heranças pré-seleccionadas, através de actividades e formas diversas, como o concurso literário e o concurso de fotografia, promovendo a multiplicidade de atractivos e valias que caracterizam cada um dos locais, com o claro objectivo de divulgar o património bem como de estimular a sensibilidade de cada um e apelar à participação.
Votação. As pessoas interessadas deverão proceder à indicação das suas cinco preferências, mediante escolha/votação pelas formas sugeridas pela organização (através de www.povoaheranca.com, por SMS através do número 967 772 616 ou por Via Postal para Apartado 39, 4830 – 535 Póvoa de Lanhoso).
 A primeira apresentação pública do projecto decorrerá no dia 14 de Maio, pelas 21h30, nos Paços do Concelho, com animação alusiva às 20 Heranças. No mesmo dia, pelas 14h30, realiza-se um desfile de trajes tradicionais, dos alunos do Pré-Escolar do concelho, com saída do Edifício dos Paços do Concelho.
 Esta iniciativa será anualmente concluída com a divulgação dos resultados da escolha feita pelos Povoenses, em cerimónia pública, prevalecendo sempre os imperativos de rigor e de isenção. Este ano, a cerimónia decorrerá no dia 7 de Agosto, no Anfiteatro do Parque do Pontido.
Recorde-se que, entre 2008 e 2012, mantendo-se válidos os objectivos gerais do projecto, será anualmente promovida uma temática diferente. Pretende-se que os Povoenses possam conhecer, reflectir e discutir o seu Património (Edificado, Natural e Paisagístico, Artístico e Etnográfico, Figuras e Personalidades da história da Póvoa de Lanhoso).
 Esta iniciativa arrancou em 2008, subordinada ao tema “Património Edificado: Memória e Continuidade”; em 2009 continuou com o “Património Natural e Paisagístico”, tendo sido um sucesso ao nível da participação dos Povoenses e da divulgação do nosso património.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *