Educação, Évora

Câmara de Évora traz o chef Luís Baena à EB1 da Horta das Figueiras

 O prestigiado chef de cozinha Luis Baena (http://www.luisbaena.com/index_pt.html) é o convidado da sessão que decorre no próximo dia 26 de Abril, entre as 10 e as 11 horas, na cantina da EB1 da Horta das Figueiras e que juntará alunos da referida escola e também do jardim-de-infância “O Casulo”. 

Esta iniciativa insere-se no PESA (Projecto Educativo de Saúde Alimentar), mais concretamente na actividade “O chef vem à escola”, cuja principal finalidade é ensinar e incentivar os alunos a fazerem uma alimentação mais saudável. 

O Projecto Educativo de Saúde Alimentar visa fomentar a prática de hábitos alimentares saudáveis junto das crianças da educação pré-escolar e dos alunos do ensino básico do concelho de Évora e da comunidade educativa em geral. 

Procura especificamente integrar os alunos no processo de construção das ementas praticadas nas cantinas escolares; informar e sensibilizar os pais e encarregados de educação para a prática e adopção de estilos de vida saudáveis, assentando sobretudo na mudança dos hábitos alimentares; e incentivar a participação dos alunos e dos docentes no processo de acompanhamento e implementação do sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos – HACCP (Hazard Analyses Critical Control Points). 

Faculta também aos alunos através de actividades práticas noções base acerca de uma alimentação equilibrada; e estreitar através do estudo dos hábitos alimentares, os laços socioculturais entre as diferentes nacionalidades/comunidades existentes no mesmo estabelecimento de ensino através dos hábitos e costumes alimentares e gastronómicos. 

Tendo em conta que os dois alimentos com que as crianças têm mais dificuldade em “conviver” são os legumes e o peixe, foram criados dois elementos representativos que dão imagem e voz ao projecto e que em simultâneo contribuam para a inversão da tendência e opinião que os mais novos têm sobre eles. São eles a Maria Espinafre e o Xico Carapau. 

À volta deste projecto desenvolvem-se ainda diversas actividades como sejam o Lanche + (Eleição mensal do lanche mais saudável da turma); a A Nossa Ementa (Participação dos alunos na elaboração da ementa escolar para uma semana); Entre Tachos e Panelas (Participação dos alunos na confecção da refeição na cantina); O Chefe vem à Escola (Visita de cozinheiros de renome à escola/JI, com vista à confecção de uma refeição baseada num estilo de vida saudável e posteriormente a elaboração de um livro das receitas confeccionadas). 

Dada a importância do meio familiar na educação das crianças, desenvolvem-se igualmente actividades de promoção de um alimentação saudável no seio familiar, em concreto os: Pequenos Grandes Chefes (Actividade conjunta entre pais e filhos, a realizar nas cantinas e refeitórios escolares do concelho, onde cada par é convidado a confeccionar em conjunto um prato simples e o mais saudável possível); e Workshops sobre Cozinha Saudável (Ciclo formativo composto por duas a três sessões complementares no domínio da alimentação saudável). 

De salientar também o desenvolvimento de acções nas cantinas e refeitórios escolares (aplicável apenas aos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Rede Pública) que incidem na monitorização das ementas escolares; implementação / monitorização do HACCP; plano de formação do pessoal não docente afecto aos refeitórios escolares e requalificação dos refeitórios escolares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *