Cultura, Seixal

Seixal recebe exposição Para Uma Memória de Michel Giacometti

A Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Fórum Cultural do Seixal, recebe, de 24 de Abril 5 de Junho, a mostra Para Uma Memória de Michel Giacometti, cedida pela Câmara de Cascais / Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria.
 
A exposição foi realizada em 1999 e esteve patente em Ajaccio, na Córsega, com o objectivo de promover o encontro da memória do etnomusicólogo com a sua cidade natal. A mostra assumiu-se ainda como uma embaixada da cultura portuguesa, pois ao dar a conhecer o trabalho de Giacometti também divulga a cultura e a música tradicional do nosso país.
 
O etnomusicólogo realizou um imenso trabalho de defesa, salvaguarda, valorização e divulgação da cultura portuguesa.
Ao longo de 30 anos em Portugal, de 1959 a 1990, num período em que aconteceram grandes e radicais alterações a nível político, social e económico, Giacometti registou os últimos documentos vivos de uma prática cultural em vias de extinção.
 
A exposição faz o levantamento dos momentos mais importantes e dos projectos desenvolvidos por Giacometti, evidenciando o resultado do seu trabalho nos inúmeros documentos criados, que fixaram e tornaram perene uma cultura de tradição oral e que são hoje fonte essencial para o estudo da música e da cultura tradicional portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *