Guimarães, Sociedade

Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística 2010 – Guimarães

No âmbito da 6ª Edição da UrbaVerde – Feira do Mercado das Cidades, no passado dia 25 de Março, foi atribuído o 3º Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística à Câmara Municipal de Guimarães, na categoria de Espaços Públicos e Exteriores de Equipamento.

 

Num total de 28 espaços a concurso de todo o País, a Câmara Municipal de Guimarães foi distinguida pela requalificação do Largo do Carmo, num projecto multidisciplinar coordenado pelo Arquitecto Miguel Frazão.

 

O Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista tem por objectivo promover o reconhecimento público do trabalho de arquitectos paisagistas portugueses e é promovido pelo Jornal Arquitecturas, uma publicação do Grupo ABOUT MEDIA. No caso de se tratar de uma equipa de uma Câmara Municipal, Junta de Freguesia, ou outra, o prémio é atribuído à entidade, sob a forma de uma placa distintiva, e ao arquitecto paisagista indicado pela mesma, sob a forma de um troféu.

 

Nesta edição foram consideradas duas categorias, Parques e Jardins e Parques Públicos e Parques Exteriores de Equipamentos.

 

Na Categoria de Parques Públicos e Parques Exteriores de Equipamentos foram premiados:

1º Prémio

Espaço Envolvente Eco-Cabana – Cascais, Arquitecto Paisagista João Cardoso de Melo – Agência Cascais Natura

2º Prémio

Pista Ciclável na Margem Ribeirinha do Tejo – Lisboa, Arquitecto Paisagista João Gomes da Silva – GLOBAL, Arquitectura Paisagista, Lda.

3º Prémio

Largo de Martins Sarmento – Freguesia de Oliveira do Castelo – Guimarães, Arquitecta Paisagista Rita Salgado – Câmara Municipal de Guimarães

 

Menção Honrosa

Jardim da Memória – Tanatório de Matosinhos, Arquitecta Paisagista Margarida Fontes – Câmara Municipal de Matosinhos

 

Na Categoria de Parques e Jardins foram premiados:

1º Prémio

Jardim da República – Santarém, Arquitecto Paisagista João Ferreira Nunes – PROAP Lda.

2º Prémio

Parque Urbano da Av. Monsenhor Bastos – Cidade de Peniche, Arquitecto Paisagista Álvaro Manso – Câmara Municipal de Peniche

3º Prémio

Herdade da Cortesia Hotel – Aviz, Arquitecto Paisagista Jorge Oom de Sousa – Jardins do Paço, Arquitectura Paisagista, S. A.

 

Menção Honrosa

Parque Recreativo da Cidade do Barreiro, Arquitecto Paisagista Pedro Cardoso para Câmara Municipal do Barreiro

 

Por outro lado, esta participação da Câmara Municipal de Guimarães enquadrou-se com a renovação do seu apoio à UrbaVerde – Feira do Mercado das Cidades, associando-se ao grande fórum profissional da gestão das cidades, que dedicou mais uma edição às áreas do urbanismo, dos espaços verdes, do ambiente urbano, da arquitectura e da arquitectura paisagista.

A UrbaVerde é reconhecida, desde a sua primeira edição em 2002, como o grande evento profissional da gestão das cidades, dedicando uma especial atenção à sustentabilidade ambiental e constituindo um espaço de excelência para a veiculação de ideias, de conhecimentos e de contacto com o que de melhor e mais avançado existe nas áreas dos espaços verdes, equipamentos urbanos e sustentabilidade urbana.

Iniciativas UrbaVerde:

§  Exposição de Produtos e Serviços;

§  5.ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas:

−    Valorizar os Territórios Litorais;

§  Conferência de Mobilidade Urbana:

−    Desafios e Soluções para a Mobilidade Sustentável;

§  Encontro de Autarcas:

−    Paisagem, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano – Empreender, Integrar e Potenciar Oportunidades;

§  Prémios de Arquitectura Paisagista:

−    Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2010;

−    Prémio Jornal Arquitecturas/ Vibeiras Jovem Arquitecto Paisagista 2010 – Edição Ibero-Americana;

§  Call for Partners:

−    Novas Marcas, Novos Negócios – Agarre-os;

§  Ciclo de Workshops:

−    Parques Urbanos – Projectos e Perspectivas;

−    Espaços Urbanos – Novas Técnicas e Soluções;

−    Gestão do Espaço Público.

 

 

Ao longo das últimas edições da UrbaVerde, Guimarães tem vindo a ser distinguido com os Prémios Nacionais de Arquitectura Paisagística na Categoria de Espaços Exteriores de Uso Público com o Cemitério Municipal de Monchique (2005), com o Centro Cultural Vila Flor (2006) e com o Parque de Lazer da Ínsua (2009).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *