Sociedade

Nomeação para prémio Novo Norte, junta-se à nomeação de Museu Europeu do ano Penafiel

Em apenas um ano o Museu Municipal de Penafiel, conquistou já um prémio e encontra-se nomeado para dois galardões nacionais e um internacional. 

Depois de ter conquistado o primeiro prémio na categoria de Projecto Urbano-Cultura, do Jornal Planeamento e Cidades, e de ser candidato ao Prémio do Museu do Ano 2010, da Associação Portuguesa de Museologia e de estar ainda nomeado para o prémio internacional, EMYA 2010 do European Museum Fórum, Penafiel viu agora reconhecida, uma vez mais, a grande qualidade do seu Museu Municipal ao ter sido nomeado e estar qualificado entre os 5 finalistas na Categoria de Norte Civitas, para o Prémio Novo Norte – Boas Práticas de Desenvolvimento Regional. 

O concurso, promovido pela  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e pretende distinguir pública e regularmente as iniciativas de desenvolvimento regional mais inovadoras em temas que sejam prioritários para a Região Norte. 

Para Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, mais esta nomeação para um prémio “vem demonstrar essencialmente, dois aspectos: primeiro que conseguimos preservar e partilhar o nosso património, cultura e tradições de uma forma inovadora, e segundo que demonstrámos que é possível colocar esse activo cultural ao serviço do desenvolvimento do nosso Concelho e da região Norte, como fica demonstrado nos milhares de visitantes, que cá vêm fruir desta experiência que é de facto única e singular.” 
 

Na mesma categoria (Norte Civitas – Prémio Novo Norte) está igualmente nomeado como finalista, o projecto da Rota do Românico do Vale do Sousa, que vê assim reforçado o reconhecimento da Região do Vale do Sousa e do Concelho de Penafiel, no quadro da oferta cultural e patrimonial do Norte do país. 

O Museu 

O museu Municipal de Penafiel apresenta-se como um espaço de grande qualidade, quer pela arquitectura do edifício, quer pelo património exposto que anunciam de forma apaixonante a história do município desde os tempos mais remotos, estando reunido um espólio arqueológico, etnográfico e histórico da região do Sousa e Tâmega, de grande qualidade e valor. 

O Museu Municipal de Penafiel, com apenas um ano de vida, após a profunda remodelação do palacete setecentista dos Pereira do Lago, constituiu a última grande obra do arquitecto Fernando Távora, entretanto falecido. 

No Museu em Penafiel a história e as tradições cruzam-se em cada espaço de mão dada com a modernidade e onde a preservação da memória se respira em todos os cantos. 

Alguns números 

– Em apenas um ano recebeu cerca de 23.000 visitantes.

– Destes cerca de 7.000 vieram integrados em grupos escolares.

– 2.000 visitas vieram integradas em grupos turísticos, predominantemente nacionais.

– Realizaram-se mais de 360 visitas guiadas.

– Realizou duas exposições temporárias:

      – Museu Municipal de Penafiel: Projecto e Obra (Março a Outubro/2009)

      – Rui Aguiar, uma antologia (Novembro/2009 a Abril/2010) 

Informação complementar: 

Horários:

-Terça-Feira a Domingo: 10H00 – 18H00 (Entrada gratuita ao Domingo) 
– Encerra à Segunda-Feira e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

– Visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia 

Preçário (ingresso)

 
– Entrada normal: 2,00 €  
– Entrada para estudantes, maiores de 65 anos e grupos organizados superiores a 20 elementos: 1,00 €  
– Entrada gratuita para grupos escolares, menores de 14 anos, funcionários do Município de Penafiel e membros da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel. 
– Entrada gratuita ao Domingo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *