Cultura, Tomar

Ministra da Cultura vem ao concerto dos laureados – Tomar

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, também ela insigne pianista, já confirmou a presença na sessão de encerramento e concerto dos laureados do V Concurso Lopes-Graça – Disciplina de Piano, que decorrerá no dia 16 de Maio, pelas 17.30, no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar.
A presença da governante atesta a importância do acontecimento, que tem servido para a divulgação de novos instrumentistas, bem como para a promoção da música do compositor tomarense.
Organizado pela Câmara Municipal, através da Casa Memória Lopes-Graça, com o apoio da Canto Firme, a importância do concurso fica também marcada pelo facto de ter Olga Prats desde a primeira edição como directora artística e presidente do júri, este ano completado com os professores e pianistas Miguel Henriques, Fausto Neves e Jorge Mota.
 
Conversas com Vitorino de Almeida e Vieira de Carvalho
 
Para além do concurso propriamente dito, haverá um conjunto de actividades paralelas, que começam logo no dia de abertura, quarta-feira, 12 de Maio, pelas 19 horas, com a abertura da exposição A imagem do som – Nos vinis de Lopes-Graça, patente na Casa Memória, e onde será possível acompanhar também o lado visual dos discos, onde se encontram preciosidades como um original da pintora Vieira da Silva, pintado directamente numa toalha de mesa e que serviu para capa de “Four songs from Federico Garcia Lorca” pelo Chamber Ensemble com Hugo Casaes como barítono.
Haverá ainda duas sessões intituladas Prosas engraçadas, a primeira das quais sexta-feira, 14, no salão da Sociedade Nabantina, com o visionamento em DVD da programa de televisão da série A Música e o Silêncio” intitulado “Lopes-Graça em Viena” (1978) de António Vitorino de Almeida, que será comentado pelo próprio.
A segunda, na casa memória, dia 15, sábado, será um colóquio sobre música portuguesa do século XX, em ambiente de tertúlia, com Mário Vieira de Carvalho, um dos maiores estudiosos portugueses da obra de Lopes-Graça.
 
Quatro dias repletos de música
 
O Concurso Lopes-Graça – Disciplina de Piano é dirigido a alunos de piano do Ensino Vocacional Especializado, do Ensino Técnico-Artístico Profissional e do Ensino Superior, agrupados em três escalões, dois níveis básicos, 10 ou 11 e dos 12 aos 14 anos, um nível médio e um nível superior, e visa incentivar alunos e professores da Rede Nacional de Ensino Artístico à prática do repertório para piano do compositor tomarense, bem como à pesquisa e estudo de obras de compositores portugueses.
A sessão de abertura terá lugar dia 13 de Maio, quinta-feira, pelas 21.30 horas, com a actuação de vários pianistas, anteriores laureados do Concurso Lopes-Graça, num testemunho do cumprimento dos objectivos gerais do próprio certame.   
As eliminatórias do concurso realizam-se no dia 14 (sexta) a partir das 15 horas e as finais no dia 15 (sábado) de manhã e de tarde, no Auditório da Biblioteca Municipal, em sessões cuja duração fica dependente do número de inscritos e de finalistas que se apresentarem.
Finalmente no domingo, pelas 17H30, no Cine-Teatro Paraíso, decorrerá a entrega de prémios assim como o tradicional concerto dos laureados, na sessão que contará com a presença da ministra da Cultura.
Todas estas actividades são de entrada livre, responsabilizada com a criação do ambiente desejável à respectiva fruição e comunicação musical.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *