Cultura, Póvoa de Varzim

Santa Casa da Misericórdia será tema de conversa no Arquivo Municipal – P. Varzim

Na próxima quarta-feira, 21 de Abril, às 15h00, o Arquivo Municipal leva a cabo mais uma sessão de “À quarta h(à) conversa” sobre As origens da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. Para falar do tema, vai estar presente Humberto Marques Fernandes.

Sobre esta instituição, o Arquivo Municipal informa que “a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim foi criada em 1756 por diligência da Câmara Municipal e auxílio pecuniário da benemérita Maria Fernandes, da Vila Velha. A Póvoa de Varzim era uma Póvoa marítima, em que a maioria da população se dedicava ao sector primário, estando por isso muito dependente das condições climatéricas que originavam algumas fomes e consequentes doenças e outras dificuldades no dia a dia das populações.

A Misericórdia da Póvoa de Varzim apareceu para socorrer todos os indigentes, tornando-se na principal instituição de assistência e de caridade da vila”.

Estando, naquela época, uma nova Igreja a ser construída para a prática do culto religioso, a fundação de uma Santa Casa da Misericórdia na Póvoa, fruto da mobilização do povo e dos responsáveis da vila, permitiu salvar a velha igreja Matriz da demolição, já que esta passou a fazer parte do património da Santa Casa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *