Portimão, Sociedade

Portimão celebra 36 anos da revolução de Abril

No ano em que se assinala o 36º aniversário sobre a revolução do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal de Portimão programou um conjunto diversificado de actividades para assinalar a efeméride, de onde se destacam as inaugurações do novo Coreto de Portimão, na Zona Ribeirinha de Portimão, e do campo de futebol sintético do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, para além de um concerto com Sérgio Godinho.

 

O programa oficial tem início dia 23, às 21h00, no Teatro Municipal de Portimão, com o lançamento do livro “Associações de Portimão”, uma publicação em que a autarquia presta homenagem às associações do concelho, seus dirigentes e ao papel que têm vindo a desenvolver na afirmação do movimento associativo e do Município; e a assinatura de contratos-programa de funcionamento com as associações nas áreas da cultura, desporto e acção social, em mais de 1 milhão e duzentos mil euros.

 

O Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande vai ser um dos pólos das comemorações no dia 24, com a inauguração do campo de futebol sintético, às 15h00. Entre as 10h00 e as 13h00 na nova valência deste equipamento desportivo irão decorrer actividades para crianças e jovens e, entre as 15h00 e as 19h00, o Torneio Municipal de Veteranos. A poesia e a música também integram as actividades deste dia, com “Poemário da Liberdade” por Afonso Dias, às 18h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes e o Concerto com Sérgio Godinho, às 21h30, no Auditório Municipal. Os bilhetes para este espectáculo, com entrada livre, podem ser levantados no local a partir do dia 22 (14h00-19h00) e, no dia 24, a partir das 14h30. 

 

As cerimónias do dia 25 começam logo de manhã, com um conjunto de actos institucionais. Às 9h00 terá lugar o hastear da bandeira na Praça 1º de Maio, a que se seguirá arruada pela Sociedade Filarmónica Portimonense e o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Pelas 11h00 terá lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão, a Sessão Solene com a intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, intercaladas por momentos musicais a cargo do Grupo Coral de Portimão.

 

A nível desportivo, o destaque vai para a VI Corrida da Liberdade, que vai juntar na Zona Ribeirinha de Portimão, a partir das 10h00, algumas centenas de atletas de todo o país. As inscrições podem ser realizadas até 23 de Abril na Associação de Atletismo do Algarve. Regulamento e Ficha de Inscrição em www.cm-portimao.pt

 

Será também à beira rio que vai ter lugar um dos momentos altos destas comemorações – a inauguração do novo Coreto de Portimão. Pelas 17h00, a música da Sociedade Filarmónica Portimonense vai voltar-se a ouvir, invocando tempos de outrora, quando em 1925 exibiu as melhores músicas de então e dele fez palco para frequentes concertos em festas e cerimónias oficiais, durante cerca de quarenta anos, proporcionando aos portimonenses e aos turistas, momentos de lazer e de cultura.

 

De referir ainda que, entre 20 e 25 de Abril, o município sairá à rua para comemorar a data através de um programa de festividades organizado pelo dinâmico movimento associativo local e dirigido a toda a gente, dos mais pequenos aos mais idosos, com diversas actividades desportivas, muita música e boa disposição.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *