Cultura, Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim colabora com Guiné-Bissau na criação de uma Biblioteca em Ondame

Sexta-feira, 16, às 21h30, será apresentado, no Diana Bar, o projecto de criação de uma Biblioteca em Ondame, na Guiné-Bissau. A iniciativa está a ser desenvolvida desde o início do ano pela Fundação João XXIII e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Coube à Biblioteca Municipal da Póvoa colaborar neste projecto desde a sua fundação, contribuindo com informações e sugestões, estabelecendo-se contactos frequentes entre os responsáveis das duas Bibliotecas. A Biblioteca poveira disponibilizou ainda um catálogo para registo dos livros existentes e alguns posters para decoração do local.
Sobre a origem do plano de criação de uma Biblioteca em Ondame, Cláudia Martins informou que “em Janeiro de 2010 partiu mais um grupo de 12 pessoas, para Ondame (situada a cerca de 60 km da capital), com o intuito de dar seguimento aos projectos existentes (Clínica e Maternidade Bom Samaritano, e Rádio Ndjerapaco) e criar uma Biblioteca, visto não existir nenhuma na região. Para este novo projecto foi disponibilizado um local, que depois de alguns anos a servir como armazém, renasceu com mais vida, mais luz e mais dinamismo. Para tal foi necessário reparar o telhado, rebocar e pintar as paredes, limpar e construir prateleiras, para finalmente se poder instalar os livros previamente catalogados, registados e etiquetados”.
A Fundação João XXIII, instituição do patriarcado de Lisboa situada na região do Oeste, desenvolve, desde 1990, projectos de solidariedade na Guiné-Bissau, um país com inúmeras carências sociais, nomeadamente ao nível da Educação e da Saúde.
Ao longo destes 20 anos, muitos projectos foram apoiados, na cidade de Bissau (projectos de Educação), em Canchungo (projectos Agrícolas) e em Ondame – região do Biombo – com projectos na área da Saúde. Estes projectos são desenvolvidos graças aos grupos de voluntários que partem todos os anos, para a Guiné-Bissau, graças ao trabalho e às campanhas de angariação de fundos e bens materiais, levadas a cabo em Portugal, e aos apoios de inúmeros particulares e empresas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Caros responsáveis por este site, faço parte de um grupo de voluntários para a difusão de livros de conteúdo espiritualista e gostaria de poder contatar esta biblioteca em Ondame na Guiné-Bissau, a fim de verificar o interesse local em receber alguns livros. Caso tenham conhecimento, ou possibilidade, solicito algum contato (e-mail) para estabelecer este contato.

    Muito obrigado.

    Robson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *