Évora, Sociedade

Évora comemora do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Câmara Municipal de Évora preparou um programa especial de actividades culturais com vista à participação da população nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “Património Mundial”, que se assinala a 18 de Abril, sob o tema “Património Rural e Paisagens Culturais”.
 
O programa das comemorações em Évora inicia-se já no próximo dia 16 de Abril, sexta-feira, com a assinatura de protocolo de depósito da colecção fotográfica da família Barahona Núncio no Arquivo Fotográfico Municipal, que terá lugar às 18 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
O Núcleo Museológico do Alto de São Bento, vocacionado para a divulgação científica do património natural, sobretudo da flora mediterrânica e geologia do maciço granítico do Alto de S. Bento, realiza, também no dia 16 de Abril, entre as 9 e as 12 horas, duas actividades para as escolas: “Granito do Alto de S. Bento”, que consiste na reconstrução da história geológica através da observação do maciço granítico; e “Ecologia Vegetal”, em que se explicam as espécies autóctones da região. Para o dia 17 de Abril o Núcleo propõe, às 16 horas e para o público em geral, a actividade “Do Bosque Mediterrânico ao Montado”, que aborda sobre a sucessão ecológica do bosque mediterrânico e a sua conversão em montado. O Núcleo encerra a sua programação no dia 19 de Abril com mais algumas actividades para o público escolar: “Anatomia das Plantas”, sobre a identificação dos constituintes das plantas, entre as 9 e as 12 horas; “Herbário”, sobre as regras de construção de um herbário; e “Da rocha ao Bosque”, que explica a decomposição da rocha em solo e a fixação das plantas, a terem lugar entre as 14 e as 17 horas.
 
No Convento dos Remédios tem lugar no dia 17 de Abril uma oficina criativa de Ourivesaria de autor sob o título “Mais Contas e Menos Contos”, inspirada em artefactos arqueológicos, que decorrerá entre as 15 e as 18 horas, destinada a famílias e realizada no âmbito da animação das exposições “À Descoberta da Sombra” e “Ebora Megalithica”, patentes no Convento dos Remédios.
 
Na Casa da Balança, no Largo do Chão das Covas, realiza-se a primeira sessão do projecto “Alhos e Bugalhos” no dia 18 de Abril, domingo, a partir das 11 horas. Entre “alhos e bugalhos”, nesta actividade pais e filhos podem explorar e identificar os alimentos mais antigos produzidos na terra de Além-Tejo.
 
Ainda no dia 18, realiza-se uma visita guiada ao Monte do Carmo, a 18 km de Évora e 2 km da Vila de Azaruja, em sistema de boleias partilhadas (car pooling). A partida está prevista para as 14:30, junto ao Convento dos Remédios, e o percurso inclui a passagem pelo património arqueológico da zona, a visita aos ex votos da Nossa Senhora do Carmo e o reconhecimento de dois relógios de sol.
 
Os interessados em participar nas actividades do programa devem proceder à sua inscrição atempadamente, podendo a mesma ser efectuada por telefone ou junto dos serviços da câmara que as promovem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *