Braga, Cultura

“Dura Dita Dura” – Braga

 “Dura Dita Dura” é o espectáculo de teatro de marionetas que a companhia Teatro de Ferro apresenta a 21 de Abril (11h00 e 15h00) no Theatro Circo. Desenvolvido a partir de um texto de Regina Guimarães, recria o regime do Estado Novo a partir da história de Baltazar, um menino mudo que cresce numa terriola perdida de um Portugal esquecido.
Através do olhar atento, por vezes atónito, de uma criança bem amada, mas permeável ao mal-estar dominante, “Dura Dita Dura” pretende dar a conhecer um passado ainda próximo que tende, contudo, a esbater-se nas “brumas da memória”…
Baltazar é mudo, mas não surdo. A sua vivacidade de menino fora do baralho conflitua manifestamente com o obscurantismo que caracteriza o Portugal dos pequeninos. Baltazar é um escândalo de silêncio num país silenciado. Mas não se escolhe o lugar e o tempo onde se nasce.
Num teatro de marionetas que alia diversos meios expressivos com o texto narrado e várias acções de construção plástica, o regime ditatorial que governou Portugal durante cerca de meio século é apresentado numa linguagem acessível a todas as idades.
Após a representação de “Dura Dita Dura”, peça cuja abordagem se centra no terror surdo que reinou num país onde as paredes tinham ouvidos, será promovida com os espectadores mais jovens uma conversa sobre os valores da liberdade e da democracia partindo das palavras, das imagens e das dúvidas suscitadas pelo espectáculo.
 
Os ingressos, a cinco (bilhete normal) e dois euros (preço por pessoa para grupos com mais de 10 elementos), estão disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt e na bilheteira do Theatro Circo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *