Sociedade

Schola.pt estreia-se em Portugalna QUALIFIC@

A partir de amanhã e até domingo, a EXPONOR acolhe aQUALIFIC@ – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego. Em exposição vão estar as mais recentes tecnologias de informação, equipamentos e serviços do sector da educação, bem como as propostas e ofertas formativas, de qualificação e emprego trazidas pelos organismos público e privadas que apoiam e cooperam com a feira. O secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, marca presença amanhã, no dia de abertura, às 10h30. Sexta-feira, às 14h30, a ministra da Educação, Isabel Alçada, visita a QUALIFIC@.  

Numa estreia, em Portugal, a marca Schola.pt apresenta o que de mais recente o nosso País produz ao nível das tecnologias. Localizada numa área reservada aos profissionais do “material didáctico”, que este ano ganha expressividade ao conquistar um espaço em exclusivo na feira, o objectivo da Schola.pt é promover os produtos e serviços de tecnologia portuguesa, com aplicação nas áreas da educação e do conhecimento. A iniciativa conjunta do Pólo de Competitividade da Associação TICE.PT (Associação para o Pólo de Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica), da ANETIE (Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica) e da Inova-Ria (Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro) , à qual se associou um conjunto de empresas nacionais, a maioria das quais PME, que desenvolvem produtos para a área da educação e do conhecimento, pretende a existência de «uma marca única irá permitir organizar uma oferta integrada na área da educação, para competir no mercado internacional».  

Na QUALIFIC@ 2010, a Schola.pt apresentar-se-á sob a forma de uma escola tecnologicamente avançada, divulgando os produtos e serviços das empresas Famasete, IP Brick International, Izone Interactive Media, Micro I/O e Nautilus. E já é possível adiantar algumas das inovações que os expositores seleccionaram…

A Famasete promete inovar, com a apresentação da mesa multi-toque concebida em Portugal, e a IP Brick surpreenderá, com uma panóplia de soluções tecnológicas para a área da educação, como é o caso da IPBrick.SCHOOL – um servidor escolar para terminais ligeiros de suporte a ambientes de trabalho informáticos multi-sessão.  

Em mais uma iniciativa inédita, e sob a égide do certame, Portugal junta-se ao restrito conjunto de países a acolher uma «Academia Wikipédia», pela mão da Associação Wikimedia Portugal, representação nacional da Wikimedia Foundation. A «Academia Wikipédia 2010» estreia-se no nosso País e irá reunir durante o dia de sexta-feira, especialistas, investigadores, professores, estudantes, entusiastas e editores de conteúdos Wikipédia. Organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pela Associação Wikimedia Portugal, a «Academia Wikipédia 2010» é um evento de sensibilização e promoção que procura atrair para a Wikipédia a colaboração de estudantes, professores, investigadores e outros especialistas. A sessão de trabalho vai contar com uma palestra de Kul Takanao Wadhwa, Head of Business Development da Wikimedia Foundation, havendo ainda sessões de debate sobre temas relacionados com a Wikipédia, como o recurso a esta ferramenta nas salas de aula, entre outros.  

Já andou por outros palcos a Fórmula 1 nas escolas mas é na EXPONOR que terá lugar a final Regional Norte. O evento da RECET, em parceria com o CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria da Metalomecânica) e o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) desafia as escolas da região a testarem a criatividade. O resultado desta acção estará patente na feira, com a visualização de carros desenhados e construídos por equipas de jovens, que podem atingir os 80km/h numa pista especial para o efeito. 

Até domingo, das 10h00 às 19h00, as iniciativas desdobram-se em vários palcos e momentos, como é o caso da área de animação. Mais informação em www.qualifica.exponor.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *