Desporto, Lamego

Lamego “talismã da sorte” para a selecção júnior de Voleibol

 A Selecção Nacional de Voleibol de Juniores Masculinos conseguiu o apuramento para a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa, após os triunfos conquistados frente à Croácia e à Estónia que colocaram os portugueses no terceiro lugar da Poule de Qualificação, organizada na cidade de Lamego.

     Nas partidas em que participou a equipa orientada por José António Rojas a “festa” encheu, ao longo de cinco dias, as bancadas do Pavilhão Álvaro Magalhães para incentivar os jogadores nacionais rumo à competição final que decorrerá na Bielorrússia, de 28 de Agosto a 5 de Setembro. A selecção lusa retribuiu o carinho do público lamecense com algumas belas exibições.

     Lamego foi a cidade-sede da Poule de Qualificação para o Campeonato Europeu de Voleibol, um torneio organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol, em colaboração com a Câmara Municipal de Lamego. Mais uma vez ficou demonstrado o afecto especial que esta modalidade desperta, desde há muito tempo, junto dos jovens dos estabelecimentos de ensino do concelho e que eleva bem alto os valores do desporto e da juventude, conseguindo motivar gerações sucessivas de desportistas.

     A paixão de Lamego pelo Voleibol tem raízes muito profundas. O Presidente da Câmara Municipal de Lamego destaca a conquista de diversos troféus nacionais de prestígio nos escalões de formação o que, na sua opinião, “mostra que a prática de Voleibol integra os grandes-feitos da história desportiva de Lamego”. No Gira-Volei, o Liceu de Latino Coelho, o Colégio de Lamego e a Escola EB 2/3 também já lograram destacar-se no panorama nacional. Francisco Lopes afirma que Lamego é “seguramente, um dos concelhos com mais atletas federados no país e conta, entre os mais jovens, com várias centenas de praticantes”.

     Como corolário da paixão desportiva que os lamecenses dedicam ao Voleibol será criado no actual Complexo Desportivo de Lamego o futuro Centro de Alto Rendimento de Voleibol. Um investimento superior a oito milhões de euros que reforçará Lamego como uma referência do desporto nacional e internacional. Após a conclusão desta intervenção, a cidade de Lamego acolherá o mais belo local de treino de voleibol do país e um dos melhores da Europa para a realização de trabalho de alto rendimento desta modalidade. Um projecto de grande alcance que conta com o empenho da Federação Portuguesa de Voleibol e da Secretaria de Estado de Desporto que vai conferir elevadas condições técnicas e de comodidade aos atletas de alta competição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *