Évora, Sociedade

Évora recebeu delegação económica e cultural do Estado de Mato Grosso (Brasil)

A Câmara Municipal de Évora foi a anfitriã de uma reunião entre agentes culturais locais e uma delegação económica e cultural do Estado de Mato Grosso (Brasil) que visitou Portugal no âmbito da promoção internacional do Estado de Mato Grosso, que tem por base a realização em Cuiabá, (capital estadual) da final do Campeonato do Mundo de Futebol em 2014. 

Esta visita foi dinamizada pela coordenação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) em Mato Grosso (http://www.sebrae.com.br/uf/mato-grosso) em parceria com a organização não-governamental portuguesa ETNIA – Cultura e Desenvolvimento (http://www.etnia.org.pt)), e teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura. O percurso da delegação, que está em Portugal até dia 13 de Abril, incluiu Lisboa, Évora e o Norte de Portugal. Em Lisboa e na Região Sul, a coordenação desta operação ficou a cargo da ETNIA (entidade autora e gestora do Circuito Cultural Lusófono) e do Grupo de Acção Teatral “A Barraca” (que integrou, em várias etapas já realizadas, o Circuito Cultural Lusófono). 

Segundo, o Presidente da ETNIA, Mário Alves, trata-se de uma iniciativa integrada no Circuito Cultural Lusófono, programa concebido e gerido pela ETNIA que visa dinamizar os intercâmbios socioculturais nos países de língua portuguesa, que teve uma etapa em Cuiabá em 2009 patrocinada pelo Sebrae e a Secretaria Estadual de Cultura.

O objectivo central da visita, direccionada para gestores e empreendedores culturais, bem como para representantes de instituições públicas, é a busca de informações, a prospecção de mercados, a troca de conhecimentos e o estabelecimento de contactos com outras experiências práticas de gestão em Portugal, visando o estabelecimento de parcerias de cooperação e desenvolvimento entre Portugal e o estado de Mato Grosso no horizonte 2011 / 2014.

Em Évora, além da recepção da delegação no Salão Nobre dos Paços do Concelho e do encontro com agentes culturais de Évora, decorreu também a ida ao Convento dos Remédios (Conservatório Regional de Música de Évora e exposições patentes no Núcleo de Arqueologia), assim como uma visita guiada ao Centro Histórico. 

Na recepção, interveio a Vereadora da Câmara Municipal, Cláudia Sousa Pereira; o Presidente da Etnia (Mário Alves); o Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Mato Grosso (Oscemário Daltro); o Director Superintendente do Sebrae-MT (José Guilherme Ribeiro) e o Director da Secretaria de Estado de Industria, Comércio, Minas e Energia (Manuel Gomes da Silva ). Seguiu-se a apresentação dos vários agentes culturais aos visitantes e colocação de questões. 

A Vereadora deu as boas vindas à comitiva, fez votos para que a visita seja frutuosa, nomeadamente que “seja o princípio de uma longa amizade”, centrando-se o Presidente da ETNIA nos objectivos da vinda a Portugal da delegação brasileira.  

O Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Mato Grosso expressou a sua satisfação por esta vinda a Évora e falou da importância da cultura enquanto instrumento de valorização e desenvolvimento das regiões, deixando também o convite para uma visita ao seu Estado.  

O Director Superintendente do Sebrae-MT abordou o papel da instituição e a sua relação com o Estado, sublinhando ainda a importância dos contactos com Portugal e a necessidade de este redescobrir o Brasil, nomeadamente Mato Grosso, onde se abrem boas perspectivas de desenvolvimento e grandes oportunidades, e a intervenção do Director da Secretaria de Estado e Industria, Comércio, Minas e Energia incidiu na caracterização do Estado de Mato Grosso e no seu desenvolvimento em curso e potencialidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *