Sociedade, Vizela

Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – Vizela

A Câmara Municipal de Vizela, juntamente com várias entidades locais, está a assinalar este que é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, através da discussão de várias temáticas ao longo do ano. O objectivo é alertar a população para os problemas crescentes de pobreza e exclusão social.
Assim, no mês de Março, em associação com a Santa Casa da Misericórdia, o Município abordou a questão da Pobreza no Feminino, que contou com a participação de Rosa Oliveira da Delegação do Porto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e de Sandra Pereira, jornalista da RTP, na qualidade de moderadora.
Neste mês de Abril, a temática abordada será a dos Jovens, com a promoção da actividade “jovens@vizela.tem.futuro“, no dia 29 de Abril, numa iniciativa da Autarquia em colaboração com o Centro Social Paroquial de Santa Eulália, a Delegação de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa e os projectos Trajectos e Vizela.Com.
A iniciativa, dedicada aos jovens, vai decorrer entre as 14.00h e as 18.30h, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela, numa acção que pretende ouvir os jovens, motivar o debate, a troca de ideias e a recolha de sugestões, de modo a fomentar e dinamizar o associativismo e a inclusão social juvenil em Vizela.
Esta actividade destina-se a jovens estudantes do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos, sendo que vão participar neste debate cerca de 60 jovens da Escola Secundária de Vizela, da EB 2/3 S Infias, da EB 2/3 Vizela, do Centro de Formação do Centro Social de Santo Eulália, do Colégio Vizela, do Instituto Silva Monteiro e do Projecto Trajectos.
Ao longo da tarde, estes jovens vão realizar trabalhos sobre temas como o associativismo e voluntariado, educação e formação, lazer e tempos livres e saúde juvenil e no final da tarde procederão à apresentação das conclusões.
 
Outras acções a promover durante 2010
 
Integrada no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Autarquia, em conjunto com a ACIV – Associação Comercial e Industrial de Vizela, irá abordar o Direito ao Trabalho Digno, no mês de Maio.
Junho será dedicado às Crianças e a Edilidade contará com a colaboração da CPCJ de Vizela e do Centro Social de S. Miguel para desenvolver este tópico.O Município preparou para o mês de Julho uma exposição e um debate sobre a Emigração e Imigração. O Voluntariado é outro tema debatido ao longo deste ano, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Delegação de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa (projecto Vizela.COM). Uma outra exposição está a ser planeada pela Autarquia para o mês de Setembro, tendo como tema os Sem Abrigo.
A Santa Casa da Misericórdia de Vizela e o Centro Social Paroquial de Santa Eulália, juntamente com a Câmara Municipal, promovem o tema dos Idosos, no mês de Outubro. Por fim, no mês de Novembro, a AIREV – Associação para a Integração e Reabilitação Social das Crianças e Jovens de Vizela vai a abordar o tema da Deficiência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *