Alcoutim, Sociedade

Protocolo entre o Município de Alcoutim e a Associação Alcance

A Câmara Municipal de Alcoutim, representada pelo presidente, Dr. Francisco Amaral, e a associação Alcance, representada pelo presidente, José Simão, assinaram na semana passada um protocolo que garante um investimento autárquico de cerca de 66.500 euros no curso técnico-profissional de Gestão Cinegética.  Deste protocolo entre a autarquia e a Alcance nasceu também a colaboração dos formandos num projecto da associação, “A Caça – Passado, Presente e o Futuro”, que garante aos alunos um envolvimento maior com a área cinegética do concelho e um conhecimento prévio do mercado de trabalho que enfrentarão. Através do referido projecto, deverá ser criado um Museu de Caça no concelho.  

A criação do curso técnico-profissional de Gestão Cinegética deve-se à  Câmara de Alcoutim. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, “O curso encaixa-se inteiramente no caminho traçado para o desenvolvimento do concelho”. De referir que o município de Alcoutim conta actualmente com cerca de 40 zonas de caça.  

Para além de traçar um novo caminho profissional aos alunos desempregados, uma vez que constituirá uma potencial garantia de emprego no concelho, o curso de ano e meio, leccionado na E.B.I. de Alcoutim, dá equivalência ao 12º ano.  

“Às vezes criam-se cursos para cuja oferta profissional não existe, mas este constitui quase uma garantia de entrada no mercado de trabalho, já que se trata de um forte investimento naquilo que é a maior riqueza do concelho, a caça”, garante Francisco Amaral, acrescentando ainda que a formação profissional é um factor determinante para um melhor aproveitamento e gestão dos recursos cinegéticos do concelho, “o nosso golfe”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Estou cá, para ver os postos de trabalho que vão ser ocupados por estes formandos. Quando este curso acabar, começa outro, com os mesmos formandos e o baile continua que é como tem sido até aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *