Cultura, Sines

Baile Popular, novo projecto de João Gil, nas comemorações do 25 de Abril em Sines

As autarquias, colectividades e entidades do concelho de Sines comemoram o 36.º aniversário da Revolução dos Cravos com um programa de iniciativas de carácter cultural, desportivo e oficial.

O destaque do programa é a Noite da Liberdade, que acontece no dia 24 de Abril, a partir das 22h00, na Avenida Vasco da Gama, junto à praia do mesmo nome.

A Noite da Liberdade 2010, uma organização da Câmara Municipal de Sines, tem início com o ensemble Chefes da EstaSom, constituído por professores da Escola das Artes de Sines, que apresenta um espectáculo com base no repertório de Abril em formato de banda rock.

Segue-se Baile Popular, o novo projecto do ex-Trovante João Gil. A música alentejana, mas também músicas rurais de outras paragens do mundo, preferencialmente festivas, são o ponto de partida. O concerto de Sines será um dos primeiros espectáculos ao vivo do que se espera ser um projecto de vida longa, com canções onde se alia a música de João Gil, as letras de João Monge, e a interpretação de um grupo de grandes músicos portugueses de diversas origens: João Gil (voz e guitarras), Paulo Ribeiro (voz), os músicos dos Adiafa José Emídio (voz e campaniça), Luís Espinho (voz) e João Paulo (voz e percussões) e três instrumentistas da elite do jazz nacional, Mário Delgado (guitarras), Alexandre Frazão (bateria) e Miguel Amado (contrabaixo).

À meia-noite explode o fogo-de-artifício.

OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

17 DE ABRIL

Inauguração do projecto “Valores do Sítio de Sines”
Centro Cultural Emmerico Nunes. 18h00. Patente até 29 de Maio. Org. Centro Cultural Emmerico Nunes

Projecto do CCEN, com cinco actividades: “Eu Acho que Sines…”, exposição de fotógrafos de Sines; “Al Berto – Poeta de Sines, Homem do Mundo – Núcleo 1: Doze Moradas de Silêncio”; Pintura Sénior – Associação Prosas; “Um Olhar sobre a Face Artística de um Jovem Criativo”, exposição de trabalhos dos alunos da E. S. Poeta Al Berto; projecção da curta-metragem “Outros Predadores, Outras Palavras, mas o Mesmo Céu”.

V Vamos Dançar (workshops + espectáculo de dança)
Workshops: Salão do Povo, a partir das 10h00; Espectáculo: Salão da Música, 22h00. Org. Associação Recreativa de Dança Sineense

Durante o dia, workshops onde toda a população pode aprender sevilhanas, tango, danças brasileiras, ritmos urbanos, ritmos africanos e dança oriental, entre outros estilos. À noite, espectáculo de dança, com a presença de grandes bailarinos e dançarinos nacionais e internacionais.

24 DE ABRIL

Campeonato Distrital de Trampolins Individual e Sincronizado
Pavilhão dos Desportos. 9h30-12h00 / 14h00-17h00. Org. Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos / Ginásio Clube de Sines

Com a participação prevista de 300 atletas e 12 clubes. Os ginastas de Sines, um dos concelhos do distrito com maior tradição na modalidade, são, como é habitual, candidatos às melhores classificações.

25 DE ABRIL

Hastear da Bandeira
Paços do Concelho. 10h00. Org. CM Sines. Apoio Sociedade Columbófila Vasco da Gama, SMURSS, Bombeiros Voluntários de Sines, GNR, Capitania do Porto de Sines e outras entidades

Sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do 36º aniversário do 25 de Abril
Salão Nobre dos Paços do Concelho. 11h00. Org. Assembleia Municipal de Sines

Concerto comemorativo do 25 de Abril: Chefes da EstaSom (Orquestra de câmara)
Centro de Artes de Sines – Auditório. 18h00. Entrada livre. Org. Câmara Municipal de Sines

Depois de terem tocado no formato de banda rock na Noite da Liberdade, os Chefes da EstaSom sobem ao palco do Centro de Artes transfigurados numa orquestra de câmara. O rico cancioneiro de Abril é a fonte de inspiração do grupo de professores da Escola das Artes.

PROGRAMA COMPLETO
www.sines.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *