Sociedade, Vizela

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Vizela

A Câmara Municipal de Vizela viu aprovada a sua candidatura de concepção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Vizela, apresentada ao Programa Operacional do Norte 2017 – 2013, no seu Eixo Prioritário IV, Qualificação do Sistema Urbano.
Esta candidatura, que tem, entre outros objectivos, a promoção da mobilidade urbana, traduz-se num investimento total de €29.916,00, com 70% de comparticipação FEDER.
O objectivo desta candidatura é repensar a mobilidade urbana optimizando todos os meios: pela organização da «co-modalidade» entre diferentes meios de transporte colectivo (comboio, autocarro, táxi) e particular (automóvel, motorizada, bicicleta, deslocações a pé). De forma a poupar o tempo perdido no trânsito e a proteger o meio ambiente esta candidatura acha fundamental conciliar o desenvolvimento económico e a acessibilidade com a melhoria da qualidade da vida e com a defesa do ambiente.
O Programa Operacional do Norte 2017 – 2013, no seu Eixo Prioritário IV, Qualificação do Sistema Urbano tem por objectivo a promoção da mobilidade urbana. O excessivo investimento nas redes rodoviárias e o descuro quanto à organização e financiamento de sistemas de transportes colectivos, nas últimas décadas, têm causado o aumento da dependência do carro próprio, a perda progressiva de quota de transporte público e a queda dos índices de mobilidade urbana nas principais cidades da região Norte do País. Assim, este programa pretende melhorar a mobilidade urbana no Norte de Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *