Oliveira de Azeméis, Sociedade

Moinhos com 200 anos dão-se a conhecer á população este fim-de-semana – Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis aderiu ao Dia dos Moinhos Abertos da Rede Portuguesa de Moinhos promovendo nos dias 10 e 11 de Abril um conjunto de actividades centradas no Parque Temático Molinológico. As acções previstas incluem visitas ao Núcleo Museológico do Moinho e do Pão, a confecção ao vivo do pão de Ul, a partir das 15h00 deste domingo, e o contacto com a actividade do moleiro. 
As actividades destinam-se a divulgar junto da população o valor patrimonial dos moinhos do concelho de Oliveira de Azeméis. 
As inscrições para as visitas devem ser feitas através dos telefones 256 683 170 e 256 664 043 ou do endereço electrónico parque@moinhosdeazemeis.com
A autarquia investiu 1,25 milhões de euros no Parque Temático Molinológico, permitindo a recuperação e a valorização do vasto património molinológico localizado nas freguesias de Ul e Travanca. 
Este espaço acolheu as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos promovidas pelo município que, mais uma vez, aderiu à iniciativa anual da Rede Portuguesa de Moinhos. 
O Dia Nacional dos Moinhos teve o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS) e o envolvimento de proprietários, moleiros, autarquias, entusiastas e amigos dos moinhos. 
O parque molinológico é constituído por 11 moinhos de água, a maioria recuperados pela autarquia ao abrigo de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio, e os restantes por promotores privados. 
Um dos principais núcleos procura recriar todo o percurso associado às actividades da secagem, moagem de cereais e ao fabrico do pão podendo os visitantes assistir, ao vivo, à moagem dos cereais e às padeiras a confeccionarem o tradicional pão de Ul. 
A nível museológico há ainda espaço para conhecer as alfaias associadas a este tipo de artes e uma zona multimédia. Um outro núcleo está direccionado para a indústria do descasque de arroz que foi a evolução do declínio da primitiva moagem de cereais. 
Um terceiro núcleo, localizado na freguesia de Travanca, aproveita a frente ribeirinha para o desenvolvimento de acções de educação ambiental e de actividades lúdicas e de lazer.  O objectivo do parque molinológico é entrar nos circuitos da oferta turística da região numa perspectiva de promoção do município de Oliveira de Azeméis enquanto destino turístico ligado à fruição dos recursos patrimoniais, históricos e paisagísticos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *