Crato, Cultura

Exposicao Rinoceronte no Mosteiro de Flor da Rosa – Crato

O Presidente da Câmara Municipal do Crato e a Directora da Delegação Regional da Cultura do Alentejo inauguram, a 10 de Abril de 2010, pelas 18h00, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a exposição ”Rinoceronte – Objectos e Pintura”.
Do programa também consta uma Sessão de Poesia por Carlos Mota de Oliveira ao som da guitarra clássica de António Candeias.
 
Do Autor:
Renato Cruz e “Rinoceronte” são identidades artísticas distintas com origem na mesma pessoa. Renato é um pintor não figurativo, “Rinoceronte” um criativo artesão urbano de peças únicas,
desenhador-escultor-pintor que a partir de vulgares e reciclados materiais compõe divertidas e irónicas situações, bem como míticas personagens do imaginário português: Vasco da Gama, Marquês de Pombal, Fernando Pessoa.
O artista Renato Cruz nasceu, em Vila Real de Santo António, em 1946. Formou-se, na Escola António Arroio, como desenhador litógrafo e viveu catorze anos em Paris. Regressou a Portugal, em 1980, e co-organizou com Joaquim Bravo e outros artistas as Bienais de Lagos de 1982, 1984 e 1986.
Colaborou, também, através dos seus desenhos no semanário “Expresso”; foi co-fundador da ZDB, artista das galerias Y Grego e “Novo Século” e realizou exposições para a Casa Fernando Pessoa, entre muitos outros trabalhos profissionais.
Uma personalidade artística complexa e multifacetada que se apresenta, agora, em Flor da Rosa, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *